Arménio Tavares |
Óis da Ribeira aos dias 28
de Fevereiro dos
séculos XX e XXI!
Ano a 1909, há 111 anos!
A morte de Arménio
Pires Tavares
Arménio Pires Tavares nasceu a 28 de Janeiro de 1909 e faleceu em Angola, a 2 de Março de 1966, aos 57 anos.
Filho do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares, esteve emigrado no Brasil e, depois, em Angola - onde foi fazendeiro de café e faleceu a 2 de Março de 1966, vítima de acidente de viação.
Casou com Isolina Tavares da Neves e o casal teve os filhos Maria de Lurdes (falecida ainda criança) e Mário e Maria Cecília Pires Tavares das Neves, ambos actualmente moradores em Óis da Ribeira. Está enterrado no cemitério da Gabela, onde ao tempo estava com a esposa e os filhos.
A ponte de Óis da Ribeira |
- 1929, há 91 anos!
A ponte de Óis
da Ribeira
O «Jornal de Albergaria» tinha publicado uma notícia sobre a (não) construção da ponte sobre o rio Águeda, entre Óis da Ribeira e Cabanões, e o «Jornal da ARCOR, citando a imprensa da época, veio lembrar, na sua edição de 23 de Dezembro de 1979, que «há um engano».
«Com esta são já três tentativas que o povo de Óis da Ribeira faz para conseguir este grande melhoramento», lê-se no jornal arcoriano no nº. 2 da sua primeira série.
Mal adivinhariam os óisdaribeirenses desse tempo que só 23 anos depois a ponte seria inaugurada.
Fernando P. Reis |
- 2000, há 20 anos!
A morte de Fernando
Pires Reis
Fernando Pires dos Reis faleceu a 28 de Janeiro de 2000, aos 96 anos.
Popularizado como Fernando Peralta, era filho de José Constantino dos Reis e de Maria Rosa da Maia, ambos lavradores de Óis da Ribeira, onde nasceu a 13 de Dezembro de 1903 e casou a 1 de Janeiro de 1927, com Elisiária Carvalho dos Santos, de 22 anos e de quem enviuvou a 5 de Julho 1991.
O casal teve três filhas Maria Celese (Tavares) e Maria Benedita já falecidas) e Maria Asssunção Pires dos Santos, da Rua da Pateira e esposa de Aurélio dos Santos Framegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário