domingo, janeiro 19, 2020

Os dias 19 de Janeiro de Óis da Ribeira...

A Tuna nos anos 60, segundo o Jornal da ARCOR: Óscar Matos,
Serafim Reis, Manuel Carvalho (Girão, David Santos, Sebastião
Passarito (Travassô) e Aires Carvalho. À frente, Carlos Matos
(Bigodes), Idílio Reis (ainda vivo), José Amadeu e Alípio Frame-
gas (ainda vivo).  Provavalemente, a última foto da época

Alguns factos e personagens 
de Óis da Ribeira,
nos dias 19 de Janeiro


- 1893, há 127 anos!
Belmiro Marcos dos Reis

Belmiro Marcos dos Reis foi conhecido comerciante óisdaribeirense em Águeda, com estabelecimento junto ao rio e antigo Banco Pinto e Sotto Mayor) e nasceu a 19 de Janeiro de 1893, há 127 anos.
Natural de Óis da Ribeira, era filho de José Bernardino Marcos do Reis e de Ana Joaquina Gomes, ambos lavradores, e casou a 11 de Dezembro de 1917 com Angélica da Fonseca e Sousa, que era de Águeda - de quem enviuvou a 20 de Setembro de 1976.
Casou em segundas núpcias com  Maria Ester de Oliveira Reis a 12 de Abril de 1976 e faleceu a 20 de Março de 1981.
Felisbela Santos, neta
de Berardo e Rosa

- 1907, há 113 anos!
Casamento de Berardo
 e Maria Rosa!

O casamento de Berardo Soares dos Santos e Maria Rosa Pinheira dos Reis foi celebrado a 19 de Janeiro de 1907, a Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira e celebrado pelo padre Manuel Gomes de Almeida.
Berardo era filho de António Joaquim Soares de Freitas e de Maria José, tinha 28 anos, era lavrador e irmão de Isaac (que emigrou para o Brasil) do (futuro) benemérito Benjamim Soares de Freitas.
Rosa tinha 36 anos e era agricultora, filha de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheira, todos de Óis da Ribeira.
O casal teve, pelo menos os filhos Joaquim (Cuchas) e Maria José. Joaquim casou com Belmira Pinheiro dos Reis, pais de Maria da Luz e Felisbela (já falecidas) e Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, da Rua da Pateira.
 Maria José casou com Alexandrino Pinheiro dos Reis, que tiveram as filhas Rosa, da Rua dos Aidos, e Maria Iracene Soares dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas.

- 1964, há 56 anos!
S. Sebastião e a Tuna
de Óis da Ribeira!

A Tuna de Óis da Ribeira abrilhantou a festa de S. Sebastião da Paróquia de Santo Adrião a 19 de Janeiro de 1964.
Terá sido a última acção pública da agremiação musical óisdaribeirense, até 28 de Novembro de 1993, quando reapareceu em público depois de pelo menos 29 anos de paralização e com a denoninação de Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira.
Alturas houve, ao longo do século XX, em que também se chamou Tuna Conde Sucena (em homenagem ao criador dador da bandeira) e Tuna Oisense.
Actualmente, denomina-se Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), por decisão da assembleia geral extraordinária de 30 de Agosto de 2016. 
Isauro Santos

- 1977, há 43 anos!
As primeiras Assembleia 
e Junta de Freguesia

As autarquias locais de Óis da Ribeira, as primeiras eleitas depois do 25 de Abril, definiram os respectivos cargos em assembleia realizada a 19 de Janeiro de 1977. 
A Junta ficou constituída pelo presidente Isauro Carvalho de Almeida Santos, o secretário José Bernardino Gomes de Melo e o tesoureiro Walter dos Reis Framegas, os três já falecidos.
A Assembleia de Freguesia ficou presidida por Arlindo Reis, com os secretários Mário Tavares Pires da Neves (1º) e João Bernadino Gomes Soares (2º.) e os vogais, já falecidos, Victor Fernandes da Silva, Hernâni Framegas dos Reis, Alexandre Pinheiro de Almeida e João Oliveira Marques (Bicho)   
O Jornal da ARCOR e os 24 anos

- 1979, há 41 anos!
Fundação da ARCOR

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira foi fundada a 19 de Janeiro de 1979.
Ver post seguinte.

- 2003, há 17 anos
ARCOR festejou 24 anos!

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira festejou 24 anos a 19 de Janeiro de 2003, com visita às obras do entro social e almoço no restaurante Pôr do Sol.
As cerimónias tiveram participação de várias entidades oficiais, nomeadamente João Lousado (adjunto do Governo Civil de Aveiro), Maria Emília Carvalho (Subdirectora da Segurança Social de Aveiro), António Pinho (Director-Adjunto da Direcção Regional de Educação do Centro), Orlando Cruz (delegado distrital do INATEL), José Rabaça (director do Centro de Emprego de Águeda) e os presidentes da Assembleia Municipal (Horácio Marçal) e Câmara Municipal de Águeda (Castro Azevedo).
A ARCOR galardoou, relativamente ao ano de 2002), Maria Madalena Neves e Milton Gomes (dirigentes do ano), Dinis Alves (associado do ano) e o canoísta Sérgio Soares. O presidente da direcção era Celestino Viegas e a receita do almoço, segundo o«Jornal da ARCOR», rendeu «cerca de 3000 contos» - seriam agora 18 886,52 euros.  



Sem comentários: