segunda-feira, janeiro 27, 2020

Os dias de Óis da Ribeira a 27 de Janeiro...

Manuel M. Resende

Os dias de Óis da Ribeira
aos dias 27 de Janeiro !

Ano de 1918
Nova Junta de Freguesia
em Comissão Administrativa

O Governador Civil de Aveiro nomeou, a 27 de Janeiro de 918, uma comissão administrativa para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Não sabemos a razão, mas sabemos que era esta CA foi presidida por Joaquim Maria Viegas, com o secretário Manuel Maria de Carvalho e o tesoureiro Manuel Maria Ala de Resende, com os vogais Benjamim Soares de Freitas e José Bernardino Marques dos Reis.
O anterior executivo, empossado a 11 de Março de 1915, era presidido por Luís Maria de Almeida, com Manuel Maria de Carvalho (secretário) e os vogais José Tavares da Silva e Manuel José dos Reis.
A ponte chegou a ser iniciada no local, mais
ou menos, onde se vêem as bateiras

Ano de 1929, há 92 anos!
Governador Civil em Óis
da Ribeira por causa da ponte

O Governador Civil de Aveiro esteve em Óis da Ribeira para in locco analisar a probabilidade de construção de uma ponte para ligar a localidade à margem de Cabanões do rio Águeda.
A ambição já era antiga e o tenente José Rodrigues da Silva Mendes, o Governador Civil ouviu no local as razões da justa e já antiga reivindicação do povo de Óis da Ribeira.
A ponte, recordemos, levou tempo a ser construída e só foi inaugurada a 26 de Maio de 1952

Ano de 1945
Posto de Correios

O Posto de Correios de Óis da Ribeira passou  a ter novo encarregado: o comerciante Arnaldo Rodrigues de Figueiredo.
Substituía Luís Henriques de Almeida e o posto funcionava no estabelecimento comercial que tinha sido de Manuel  Maria Ala de Resende, onde agora é o café e mini-mercado de Aníbal Saraiva, no  Largo do Cento Social. E onde em 1954 foi instalado o posto telefónico público.
Arnaldo Rodrigues de Figueiredo foi secretário da Junta de Freguesia, no mandado de 1951/1954, presidido por Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes). Era natural de Perrães e casou em Ois da Riveira com Leontina Tavares, sendo pais de Maria Paula e José Augusto Tavares de Figueiredo, ambos moradores em Aveiro.
Laudelino Costa

Ano de 1900, há 31 anos
Laudelino de Almeida Costa

O óisdaribeirense Laudelino de Almeida Costa faleceu a 27 de Janeiro de 1999, há precisamente 31 anos.
Filho de José Maria da Costa e de Rosa Maria de Almeida, ambos lavradores, nasceu a 11 de Maio de 1907 e casou com Violante Gomes da Conceição a 29 de Dezembro de 1932 e de quem enviuvou a 11 de Abril de 1982. Moravam na rua paralela à Rua da Ponte, agora Rua Jacinto Bernardes Henriques - agora propriedade de António Vicente.
O casal teve os filhos José (já falecido) e Alcina Gomes de Almeida, moradora em Eixo (Aveiro).

Sem comentários: