domingo, novembro 15, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 15 de Novembro...

Manuel Tavares
 
Posse da Junta de Manuel Tavares,  o primeiro
« d´Óis Por Três» e o movimento «Mais Por Óis»

1 - Ano de 1959,
há 61 anos!
A Junta de Freguesia de
Manuel Tavares


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presida por Manuel Maria Tavares da Silva foi eleita a 15 de Novembro de 1959. Há 61 anos.
O executivo ia substituir o até aí liderado por Armando dos Santos Ala de Resende, que suspendeu o mandato a 17 de Novembro de 1957, para se deslocar a Angola (substituído por Aires Carvalho e Santos). Incluía o secretário Armando Resende (entretanto regressado) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
A transferência de poderes foi a 2 de Janeiro de 1969 e também este executivo veio a ter alterações, já que Manuel Tavares abdicou a 4 de Abril de 1962, por doença, subindo Armando Resende à presidência e entrando Manuel Simões dos Reis como secretário.
O d´Óis Por Três

2 - Ano de 2005,
há 15 anos !
O primeiro «d´Óis Por Três»

O primeiro post deste blogue «d´Óis Por Três» foi editado a 15 de Novembro de 2005. Há 15 anos!
Parece que foi ontem, mas passou-se uma enormidade de tempo, tempo de muitas histórias e memórias de Óis da Ribeira, de se falar de muita gente e de muitos acontecimentos. 
A motivação é a mesma, com os altos e baixos naturais deste tempo todo em que, diariamente, aqui fizemos questão de falar das coisas de Óis da Ribeira - das suas verdades, das suas actualidades, dos seus humores e desumores e afins da vida quotidiana, da sua história mais remota e mais recente.
Até quando, nem nós sabemos.
Movimento «Mais
 Por Óis»

3 - Ano de 2018, 
há 2 anos!
Movimento «Mais Por Óis»

O movimento «Mais Por Óis», movimento de jovens,
anunciou-se há 2 anos como «apolítico e a partidário», visando, como ainda hoje se pode ler na sua página oficial de facebook, «unir ribeirenses em prol do bem estar da freguesia».
O d´Óis Por Três aqui AQUI o referenciou, dando conta que outro objectivo dos seus promotores, era «devolver o encanto a Óis da Ribeira», freguesia que, dizíamos nós, e não só nós dizíamos, tão esquecida e desprezada tinha sido nos últimos 5 anos, por quem (os autarcas eleitos) mais obrigação tinha de dela cuidar. E não cuida! Devia cuidar, mas não fez.
O «Mais Por Óis» fez coisas interessantes, mas a sua última aparição, ma página de facebook, é de há exactamente um ano e já nem a falar das suas actividades. - Ver AQUI.
Mal se pergunte, quer isto dizer que é mais ou menos... por Óis? 

2 comentários:

Anónimo disse...

O mais por Óis fez o quê e era o quê?

É que desde do seu aparecimento, ficou bem patente do que é que se tratava e qual era a sua finalidade!

E o resto é paisagem poluída e conversa de um casal de bloquistas que traiu a nossa gente e terra!

Anónimo disse...

É no excesso de liberdade que as criacinhas encontram o pecado e estão condenadas ao fracasso.