quarta-feira, janeiro 06, 2021

1 903 - Missa Nova do padre José Bernardino

O padre José Bernardino na inauguração da ponte
 
Padre/Monsenhor José
Bernardino S. Silva

O padre José Bernardino dos Santos Silva celebrou Missa Nova no Dia de Reis de 1903, há 118 anos!
Filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, era neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do médico cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares. Nasceu a 8 de Julho de 1880.
Pároco da Trofa, entrou depois em Santo Adrião de Óis da Ribeira a 6 de Abril de 1908 e também exerceu sacerdócio em Coimbra e no Estado do Espírito Santo, no Brasil (na paróquia de Muqui e outras).
Monárquico convicto, foi acusado de alta traição pelo Regime Republicano e teve de «fugir» para o Brasil - já depois de ter estado preso durante 5 meses, nas prisão do Alto do Duque e do Limoeiro, em Lisboa - de onde foi solto, sob fiança, a 22 de Maio de 1912. Julgado à revelia pelo Tribunal Militar de Coimbra, regressou em data desconhecida e, entre outras funções eclesiásticas, foi Consultor Diocesano, pároco e Arcipreste de Águeda.
A casa do padre/monsenhor José
Bernardino dos Santos Silva

Presidente da
Comissão da Ponte

O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor, e Águeda, nessa altura, prestou-lhe «justa a eloquente homenagem».
O padre José Bernardino Santos Silva foi presidente da comissão da ponte durante muitos anos, desde a primeira década do Século XX (com as interrupções decorrentes da sua missão no Brasil) e até à construção e inauguração - a 25 de Maio de 1952. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, aos 79 anos e na sua casa de Óis da Ribeira - a casa da imagem ao lado, demolida nos anos 2000, onde agora parque de estacionamento da ARCOR.
Sobrinhos-netos actualmente residentes em Óis da Ribeira são os irmão Mariazinha, Armando, António e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende - filhos da Manuel dos Santos Ala de Resende, filho da irmã Bernardina.


1 comentário:

Anónimo disse...

É o que temos e merecemos!!!

Avaria Cabanões
Segundo a EDP não existe previsão para resolução da avaria nas próximas horas.
Situação será resolvida nas próximas horas.
Obrigado.