quarta-feira, março 09, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Agostinho Tavares na presidência da ARCOR ! Óis da Ribeira vista do... ar! A tristeza e a falta de assunto! Guerra entre Câmara de Águeda e Junta de Óis da Ribeira! Câmara apoia a ARCOR mas «ignora» Tiago Tavares !

Agostinho Tavares em 2007
ARCOR há 15 anos

Agostinho Tavares reeleito
na presidência da ARCOR !

O d´Óis Por Três de há 15 anos, no dia 9 de Março de 2007, noticiava a recondução de Agostinho Tavares na presidência da direção da ARCOR - citando o jornal «Região de Águeda» e com
 foto do site oficial do Padre Júlio Grangeia.
Assim:
«Os novos órgãos sociais da ARCOR foram empossados, na passada sexta-feira, dia 2. Com algumas ligeiras alterações, a maior parte dos membros continuam a gerir a associação.
Agostinho Tavares continua a chefiar a equipa directiva e Horácio Marçal substituiu na assembleia geral José Luís Quaresma, que, apesar de ter saído, evitou o impasse no processo eleitoral da associação.
Na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da ARCOR, a direção lançou o desafio aos demais elementos, para que não sejam apenas «um corpo presente», mas que contribuam com o que sabem para o desenvolvimento da ARCOR. 
«Todos são precisos e eu vou chateá-los!», referiu Maria Madalena Neves, vice-presidente da direcção.».
- NOTA: Agostinho Tavares foi substituído por João Gomes a 6 de Fevereiro de 2011 e faleceu a 2 de Agosto de 2018, quando era vice-presidente da direção liderada por Mário Marques.
Óis da Ribeira e Cabanões e Travassô ao fundo


Óis da Ribeira
vista do... ar!

Há 15 anos, o d´Óis Por Três de 9 de Março de 2007, continuava a publicar imagens de Óis da Ribeira obtidas do ar, de avião.
Assim:
«OIS DA RIBEIRA, vista do ar, é assim. Vê-se aqui o principal núcleo urbano - a partir do rio e da ponte. Se ampliar a imagem (clique com o rato em cima dela), descobrirá facilmente as Ruas Adolfo Pires dos Reis (Viveiro) e Manuel Tavares (Cabo). Para a direita, a Benjamim Soares de Freitas e a Igreja. Para lá do rio, fica Cabanões.
CLIQUE na foto, para a ampliar.
- NOTA: A imagem aérea de há 15 anos não será muito diferente da que poderia ser obtida nos dias de hoje. Mais ou menos igual.

A tristeza e a
falta de assunto!

A Tertúlia Literária do d´Óis Por Três de 9 de Março de 2007, a nº. 117, divagava sobre a falta de assunto desse tempo.
Assim:
- «Tás muito calado, pá... Tás com algum problema?», perguntou o Três, preocupado com a tristeza do d´Ois.
- «Não, não é nada disso....», respondeu o d´Ois..
- «Então?!...», insistiu o Três.
- «Não é nada, mas é que vem aí o fim de semana e não há nada de bem para dizer...», explicou o d´Ois.
- NOTA: Assunto(s) é o que não falta nos dias de hoje, 15 anos passados. A vida púbica de Óis da Ribeira está como todos pensamos saber.
A notícia do «Região de Águeda»
Clicar para ampliar e ler melhor
Guerra entre Câmara de Águeda
e a Junta de Óis da Ribeira !
O d´Óis Por Três de há 10 anos citava o jornal «Região de Águeda» para dar nota de uma guerra entre a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira:
Assim:
«Há uma guerra entre a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Óis, por causa dos balneários da pateira. Hoje, a imprensa de Águeda, traz este mimo que aqui reproduzimos, o Região de Águeda e não o jornal do vizinho do presidente da Junta. 
Pois é, quem quer bons vizinhos, arranja-os. Se forem jornalistas, tanto melhor...».
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia era Fernando Tavares Pires. Hoje e 10 passados e as presidências UFTOR de Mário Martins e Sérgio Neves ainda não há balneários para ninguém. O terreno está tristemente abandonado pelas autoridades autárquicas locais.
Tiago Tavares foi campeão do 
mundo de canoagem em 2016
Câmara apoia a ARCOR mas 
«ignora» Tiago Tavares !

O d´Óis Por Três comentava, há 5 anos, os critérios camarários no tocante à atribuição de apoios ao movimento associativo desportivo e fala de Taga Tavares, campeão do mundo de canoagem.
Assim:
«A ARCOR foi contemplada com 7 451,50 euros de apoio da Câmara Municipal de Águeda às suas actividades desportivas de 2017.
Item a item, recebe os seguintes valores, em euros:
- Plano de actividades: 3 341,50.
- Material: 1000.
- Deslocações pontuais: 1 225.
- Apoio social: 385.
É muito, é pouco, comparando com associações desportivas congéneres? Aqui ao lado, a AD de Travassô, recebe 10 833,55 euros. É comparável? Cada um entenda como quiser.
A título individual, o atleta Fábio Lopes, também da ARCOR, receberá 680 euros, sendo algo estranho (ou talvez não...) que Tiago Tavares, campeão do mundo e vice-campeão da Europa de canoagem em título, não aparece na lista dos atletas apoiados pele Câmara Municipal de Águeda.
Vá lá saber-se a razão.».
- NOTA: Os critérios políticos para atribuição de subsídios são sempre um mistério pra os leigos, como nós, mas lá terão eles (os políticos) as suas razões.































Sem comentários: