quinta-feira, março 31, 2022

*Os dias 31/03 d´Óis: Há 15, há 10 e há 5 anos: Amanhã é sábado e Domingo de Ramos! Os blogues de Óis da Ribeira ! As associações de Óis da Ribeira! Incêndio nos pinhais de Óis da Ribeira ! A política e o movimento associativo de TravassÓis...

ÓdR há 15 anos!

Amanhã é sábado e
Domingo é de Ramos!

O d´Óis Por Três de há 15 anos, o do dia 31 de Março de 2007, andava, digamos, que meio místico.
Vá lá saber-se porquê, mas apresentou-se com a imagem do lado (um esqueleto em movimento, coisa algo estranha e até surpreendente...), em período quaresmal e assim comentada:
«HOJE é sábado e amanhã é Dia de Ramos, Dia do Senhor. 
Então, vamos cumprir os preceitos religiosos, com fé e devoção e, depois, descansar e, já agora, porque não pensar nalgumas coisas estranhas que acontecem na nossa terra. De algumas delas tivemos conhecimento agora e estamos abismados.».
- NOTA: A Páscoa deste ano de 2022 é a 18 de Abril e infelizmente ensombrada pelos efeitos da COVID 19 (ainda...) e pela trágica guerra da Ucrânia.

Os blogues de
Óis da Ribeira !


A «Tertúlia Literária» nº. 140, há 15 anos, falava dos blogues que ao tempo de publicavam em Óis da Ribeira:
Assim:
- «Porque é que dizes que nunca lês os blogues d´Ois?!...», perguntou o Três.
- «Ora, confesso que eu próprio sou o d´Ois. E tu és o Três... Vamos dizer quem é o Um?!», respondeu e perguntou o d´Ois.».
- NOTA: Julgamos que, actualmente, o único blogue que se publica em Óis da Ribeira é o d´Óis Por Três. A malta virou-se mais para o facebook e outras plataformas digitais.
Irmandade de S. Miguel e
Almas de Óis da Ribeira


As associações
de Óis da Ribeira!

A «Pergunta d´Óis» de 31 de Março de 2007, há 15 anos, era a nº. 10 e falava das associações da vila de Óis da Ribeira.
Assim: 
«Perguntávamos ontem quantas associações há em Óis da Ribeira. É fácil, são três: a Tuna Musical (a mais antiga), a Associação Mútua de Gado e a ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.
- Para amanhã, uma nova questão: quem foi o fundador da Tuna?».».
- NOTA: Duas destas 3 associações óisdaribeirenses continuam activas: a ARCOR e a Tuna Musical - ainda que esta com outro nome: Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. A Mútua de Gado foi extinta e na altura não falámos, por lapso nosso, na Irmandade de S. Miguel e das Almas, que continua activa na Paróquia de Santo Adrião. 
Duas imagens do incêndio da noite de 30 para
31 de Março de 2012 (clicar, para ampliar)
ÓdR há 10 anos!

Incêndio nos pinhais
de Óis da Ribeira !

A vila de Óis da Ribeira foi alertada, na noite de há 10 anos, de 30 para 31 de Março de 2012, para a deflagração de um incêndio nos matos da vila, lá para as bandas dos Adouros.
Assim reportámos:
«Recado da família: esta noite houve 
fogo lá para cima, no mato! E onde? Olha, lá para os lados das quintas, no baldio da Junta. E onde são as quintas? Então não sabes, depois dos Adouros. E lá sei eu onde são os Adouros.
Ah, pois, vais pelo caminho fundo, segues em frente e vais dar à variante para Espinhel, então passas pelo sítio do fogo, nos baldios. E como é que foi isso do fogo? Olha, um dos moradores das últimas casas para Espinhel que deu por ela, por volta da uma hora, ou hora e meia, deu pelas chamas e lançou o alerta, vieram os Bombeiros de Águeda. E como é que começou o fogo? Não sei, dizem que foi posto, devem ter despejado gasolina e lançado fogo. Também houve outro na Piedade. Mas afinal onde fica esse baldio? Oh pá, vais pela estrada de Espinhel e cortas à direita, uns 100 metros depois da última casa, vais por aí fora e logo vê. Não quer ir comigo? Olha, tá bem, vamos lá ver.
Aí estão duas fotos tiradas estar tarde, do fogo no baldio da Junta.».
ateados durante a noite, nunca foi identificada, apesar das diligências policiais então feitas. 
- NOTA: A autoria dos incêndios nunca foi achada, apesar das diligências policiais então feitas. O pirómano, seja lá quem fosse, passou impune e não se sabe se outros incêndios ateou. Antes e/ou depois.
ÓdR há 5 anos!

A política e o movimento 
associativo de TravassÓis...

As eleições autárquicas de 2017 continuavam a ser tema do d´Óis Por Três de há 5 anos.
Assim: 
«A candidatura socialista das Autárquicas de 2013, à então recém-formada União de Freguesias de TravassÓis, entendeu, e entendeu muito bem, que «é essencial para
a harmonia das duas freguesias que haja um bom relacionamento entre todas as associações e o poder local». E para isso sublinhou que «contamos consigo». Mas com contava com quem?
- PARCERIAS: Na área das parcerias institucionais, por exemplo, o que foi feito? O que não foi feito? E que efeito (não) tiveram?
- APOIOS: Independentemente dos sofríveis apoios que terá dado às várias instituições das duas freguesias e do habitual discurso do «contem sempre connosco»- que é muito habitual na habitual política do «faz de conta, para a história fica o polémico regulamento que o executivo mariano repetidamente quis impor e que ainda na última Assembleia de Freguesia foi discutido. Ao final de mais de 3 anos de mandato, apoiou todas as actividades por elas desenvolvidas? Vamos acreditar que sim e a menos não era obrigada.
A Junta de Mário Martins
ofereceu um instrumento
à Tuna em 2013. E depois?
Recordamo-nos, porém, que no aniversário da Tuna, em 2013 (ainda de eleição muito fresca), a Junta de Freguesia ofereceu um instrumento à Tuna de Óis da Ribeira. E depois? No Natal imediatamente seguinte, ofereceu outro à Banda de Travassô, mas de qualidade muito superior, e esqueceu a Tuna. Que não teve prenda de Natal. Então, que critérios são estes? São estes que criam e dinamizam a harmonia e a igualdade de tratamento? Se este é desigual, logo de partida..., como poderemos acreditar ma bondade dos senhores eleitos?
Recordamos também que o tecto do salão nobre da sede oficial da Junta da União de Freguesias, em Óis da Ribeira, passou estes quatro anos para ser reparado. A água cai no salão, como cai nos WC´s. Então, nestes 4 anos, a Junta eleita em 2013 não teve tempo para o restauro. Ou faltou-lhe vontade e brio? Ou será que por ser património gerado pelo povo ribeirense, não se cuida? Ou será que para o executivo mariano, como aconteceu, é mais importante o património privado?
- CONDIÇÕES: O que é (foi) isso de «dar condições às direcções para desempenhar da melhor forma os cargos para os quais são eleitos?». A Junta é que dá estas condições?

Tecto da sede da União de Freguesias de TravassÓis
está assim desde 2013. O mesmo se passa nos WC´s,
onde chove como na rua. Há mais de 4 anos!
Santo Deus, como é possível! Isso não é intromissão de um órgão político no movimento associativo? Será por isso, porque deu ou não deu condições, que a ARCOR andou em espera de resolver a sua crise directiva? Será por isso que a Tuna ribeirense (ou Associação Filarmónica) não elege nova direcção desde 21 de Dezembro de 2016?
- CORPORATIVO: Como «apoiar e incentivar o trabalho corporativo entre as associações» se estas têm objectivos estatutários diferentes? Se têm identidades e personalidades jurídicas 
Propaganda do PS em 2013. Seria bom que
os autores da prosa prometedora, e seus
apoiantes, reflectissem sobre o prometido.
Que por ser prometido, é devido!
autónomas? Como comprometê-las na realização de actividades patrocinadas pela Junta de Freguesia? Importam-se de explicar o que é isso? Como é que funciona?
- DIÁLOGO: Que diálogo se realizou, ao longo destes 4 anos, com as IPSS no sentido de identificar e despistar, para agir em situações de carência e emergência social? Isso foi feito? O que é (foi) isso? Que efeitos teve essa cooperação?
- PROXIMIDADE(S): Que agilização e proximidades foram feitas com as diversas estruturas públicas, no que isso possa significar de interesse para a comunidade eleitora? Compete isso à Junta de Freguesia, ou todo este palavreado foi mera propaganda eleitoral, já atirada para o caixote do lixo?».
- NOTA: As legendas das imagens são actuais mas actuais de... há 5 anos! Quanto às promessas políticas, o PS não ganhou as eleições, não se lhes pode pedir responsabilidades pelo programa que apresentou e não foi sufragado pelos eleitores.  

Sem comentários: