quinta-feira, março 03, 2022

*Há 15, há 10 e há 5 anos: Presidente Fernando Pires no mandato de 2002/2005 ! A colecção de promessas eleitorais em Óis da Ribeira! O Pólo Educativo Pateira Nascente ! ARCOR tem novos órgãos sociais !


Fernando T. Pires 
ÓdR há 15 anos

Presidente Fernando Pires
no mandato de 2002/2005 !

O d´Óis Por Três, há 15 anos, continuava a fazer a história dos presidentes eleitos da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
A 3 de Março de 2007, escrevia assim: 
«Fernando Tavares Pires, do PSD, voltou a ser reeleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em Dezembro de 2001, para o seu terceiro mandato consecutivo, o de 2002 a 2005.
A lista voltava a incluir Manuel Duarte de Almeida (Capitão), o secretário, e Rui Jorge Fernandes, o tesoureiro. Teve 370 votos (75,7%). Estavam recenseados 665 eleitores e votaram 489 (73,5%).
Apenas concorreu uma outra lista, liderada por Aníbal Saraiva, do Partido Socialista (PS) - que recebeu 87 votos (17,8%). Registaram-se 27 votos brancos (5,5%) e 5 nulos (15).».
- NOTA: Fernando Tavares Pires voltava a suceder a ele próprio e ainda voltaria a ser reeleito para os mandatos de 2005/2009 e de 2009/2013. Foi, neste, o último presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - antes da (des)União de Freguesias.
Colecção de promessas
eleitorais em Óis da Ribeira!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, gracejava sobre as promessas eleitorais dos candidatos a autarca locais.
Assim:
- «Tenho aqui um romance de 650 páginas, de autores de Óis da Ribeira. Tu nem imaginas quem são eles!!!....», disse o d´Óis.
- «Imagino e muito bem.... São as colecções de promessas eleitorais de todos os candidatos à Junta, desde o 25 de Abril!!!...», gracejou o Três.
- NOTA: A moda de prometer, prometer, prometer..., não se perdeu com o tempo. As promessas continuam a alagar os tempos eleitorais.
O baldio do Surpel para onde se pensou
construir o Pólo Educativo Pateira Nascente

ÓdR há 10 anos
O Pólo Educativo 
Pateira Nascente !

O quimérico Pólo Educativo Pateira Nascente era tema, de novo, há 15 anos e no d´Óis Por Três de 3 de Março de 2017.
Assim:
«O Pólo Educativo Pateira Nascente morreu nas cascas. Os presidentes das Juntas de Freguesia de Travassô, Óis da Ribeira e Espinhel não têm dúvidas: o presidente da Câmara não se interessou pelo assunto e deixou-o cair. Nunca os ouviu e, na última Assembleia Municipal, justificou-se: «Não houve concordância» das autarquias. 
O que, dizem eles, não é verdade: «Nunca reunimos, nunca fomos convocados».
O processo, envolvido na controversa discussão da Carta Educativa de Águeda (aprovada a 19 de Junho de 2008, na Assembleia Municipal), vem já de Setembro de 2007, quando foi apreciada na Câmara, em reunião do executivo, e teve votos contra dos vereadores do PSD, considerando “não preservar questões fundamentais para a reorganização do parque educativo”. Estava em causa, principalmente, o Pólo Educativo Serra Sul - que envolveria Agadão, Castanheira e Belazaima do Chão. E que também já não vai ser construído. 
A proposta camarária previa a entrada em funcionamento de 11 pólos integrados, 5 jardins de infância e duas escolas secundárias.
O Pólo Pateira Nascente, abrangendo as freguesias de Espinhel, Ois da Ribeira e Travassô, incluiria os jardins de infância de Espinhel e Paradela e as EB1 de Casal de Álvaro, Espinhel, Paradela, Piedade, Óis da Ribeira e Travassô. A intervenção previa a construção de um pólo educativo integrado, com duas salas de jardim de infância e 12 para o 1º. ciclo do ensino básico.
A estimativa de custos apontava para os 1 916 690 euros e previa-se que entrasse em funcionamento no ano lectivo do 2010/11.
- NOTA: Como todos sabemos, não se construiu o Pólo Educativo Pateira Nascente e até fecharam as escolas primárias de Óis da Ribeira, Casal de Álvaro, Espinhel e Paradela. As crianças óisdaribeirenses do ensino básico frequentam a escola de Fermentelos.
Paulo Santos (actual PAG e próximo secretário), Mário
Almeida (tesoureiro e
próximo presidente), Joel Gomes,
Manuel Soares (actual PD e futuro PAG) e Luís Ferreira

e Fernando Pires (que saem dos órgãos sociais da Arcor)
ÓdR há 5 anos

ARCOR tem novos
órgãos sociais !

O d´Óis Por Três de há precisamente 5 anos, no dia 3 de Março de 2017, dava notícias da ARCOR e dos seus novos (então futuros) órgãos sociais.
Assim: 
«As eleições da ARCOR estão marcadas e vão realizar-se no próximo domingo, dia 5 de Março de 2017, entre as 10 e as 12 horas, no salão cultural do centro social.
Há candidatos, como não podia deixar de ser.
Não se confirma, assim e felizmente, o fúnebre presságio dos presidentes da assembleia geral e direcção, respectivamente o causídico Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos e o tio Manuel Soares dos Reis e Santos. Que, aliás, vão continuar.
Os heróis, os homens e mulheres de Óis da Ribeira que contrariaram o catastrófico desígnio presidencial, são os seguintes, todos eles (e elas) gente de coragem:
Manuel Soares

Assembleia Geral
de Manuel Soares

- Presidente: Manuel Soares dos Reis e Santos (actual presidente da direcção, na foto).
- 1º. secretário: Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos (actual presidente da AG).
- 2º. secretário: João José Reis Soares.
- 1º. suplente: Sandra Maria Ribeiro dos Santos.
- 2º. suplente: Álvaro Manuel Estima Soares.
- 3º. suplente: Daniel Pereira Marques.
Mário Marques

A direcção de
Mário Marques

- Presidente: Mário Fernando Almeida Marques (actual tesoureiro, na foto).
- Vice-presidente: Agostinho Albino Pires Tavares (já foi presidente).
- Secretária: Liliana Loureiro Alves.
- Tesoureiro: Joel António Silva Gomes (actual secretário).
- Vogal: Carlos Manuel Marcos Pereira.
- 1º. suplente: Paulo Jorge dos Santos Gomes.
- 2º. suplente: Rui Jorge Reis Fernandes.
- 3º. suplente: Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas.
- 4º. suplente: João Carlos de Almeida Marques.
- 5º. suplente: Teresa Simões Cardoso.
Cristina Soares

Conselho Fiscal
de Cristina Soares
- Presidente: Cristina Maria Framegas Soares (era vogal, na foto).
- 1º. vogal: Maria de Fátima Figueiredo dos Reis (continua).
- 2º. vogal: Davide Alexandre Simões Martins.
- 1º. suplente: Aurélio Matos dos Reis.
- 2º. suplente: Vânia Eugénia Marques dos Santos.
- 3º. suplente: Eugénia Cristina de Oliveira Martinho.

- NOTA: Estes órgãos sociais cumpriram o mandato de 2017/2020, durante o qual se somaram 236 812,51 euros de défices. Estes, acrescidos aos 12 448,81 euros da presidência directiva de Manuel Soares e tesouraria de Mário Marques, em 2916, somaram 249 251,23 euros de défices em 5 anos.
Liliana Loureiro Alves demitiu-se 4 meses depois da posse e foi substituída por Rui Fernandes, então e actual secretário. Agostinho Tavares faleceu a 2 de Agosto de 2018 e foi substituído por Teresa Simões Cardoso.

Sem comentários: