segunda-feira, março 07, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A vila de Óis da Ribeira vista do ar! O Pólo Educativo Pateira Nascente ! A ARCOR na Comissão de Proteção ao Idoso de Águeda!

Óis da Ribeira vista do ar!
A vila de Óis da
Ribeira vista do ar!

O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 7 de Março de 2007, publicava mais uma nova fotografia aérea da vila de Óis da Ribeira.
Eis o texto que a acompanhava:
«OIS DA RIBEIRA vista do ar, com a Rua Manuel Tavares em primeiro plano. À direita, aqui em baixo, está o Cruzeiro do cabo e as ruas de Santo António e da Pateira. Debaixo da asa, em baixo, o Largo do Cruzeiro. Se seguir a asa, descobrirá a Igreja. - Foto retirada do  primeira versão. nonde as poderá ver com mais qualidade e ampliadas. Ou clique na foto, para a ver a todo o tamanho do monitor.».
- NOTA: O referido site foi, infelizmente, retirado do ar e, com ele, «matou-se» muita informação que circulava sobre Óis da Ribeira e as suas instituições.
As declarações dos PJF no RdÁ  de há 10 anos
Clicar na imagem para a ampliar
O PE há 10 anos




O Pólo Educativo
Pateira Nascente !

O d´Ó Por Três, há 10 anos, reproduzia um trabalho do jornal «Região de Águeda» sobre o então muito falado Pólo Educativo Pateira Nascente.
Assim e como se vê na imagem ao lado:
«A questão do Pólo Educativo Pateira Nascente enche uma página da imprensa de Águeda de hoje. 
O presidente Fernando Pires (Óis da Ribeira) acusa o presidente Gil Nadais (Câmara Municipal de Águeda) de «má escusa e má... fé». Manuel Campos, de Espinhel, diz que não o queria em Espinhel e que, como não conseguiu justificar a implantação noutra freguesia, abandonou o projecto». Mário Martins, de Travassô, diz que «a razão invocada é apenas um argumento, não é a razão».
O melhor é clicar na imagem, para ver o que eles dizem, tim-tim-tim.».
- NOTA: Passados 10 anos, não há Pólo Educativo em nenhuma das três freguesias. Os presidentes das respectivas Juntas não se entenderam, argumentou o da Câmara Municipal de Águeda, que, com essa jutificação, mandou o projecto para as calendas do infinito. Para o Dia de S. Nunca à tarde.
Mesa da Comissão de Proteção ao Idoso de Águeda

ARCOR há 5 anos

A ARCOR na Comissão de
Proteção ao Idoso de Águeda!

A ARCOR, há 5 anos, passou a integrar a Comissão Restrita da Comissão de Proteção ao Idoso de Águeda (CPIA), então recentemente criada.
O d´Óis Por Três dava nota do facto: 
«A primeira reunião alargada decorreu a 21 de Fevereiro de 2017, no salão Nobre da Câmara Municipal (foto), com presença e intervenções de representantes de diversas entidades, nomeadamente a União Concelhia de Instituições Particulares de Solidariedade Social (UCIPSS), vereadora Elsa Corga (Câmara Municipal), Ministério Público e GNR de Águeda. 
A reunião teve como principal objectivo a criação da CPIA (presidida pela UCIPSS), com aprovação do regulamento interno e eleição da Comissão Restrita.
A necessidade da primeira Comissão de Protecção ao Idoso do Distrito de Aveiro foi identificada no Diagnóstico Social de 2014, no âmbito da Rede Social de Águeda, nomeadamente na temática do envelhecimento, que identificou a violência com os idosos como um problema existente no concelho.
A Comissão Instaladora é formada pela UCIPSS, Câmara Municipal, Centro de Saúde, Misericórdia e Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade (todos de Águeda), AFA de Fermentelos, Centro Social e Paroquial da Borralha e Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
A Comissão Alargada, pela UCIPSS (que preside), Câmara Municipal, Centro de Saúde, GNR e IPSS´s de Águeda com respostas na 3ª. idade ou intervenção comunitária, Segurança Social e Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
A Comissão Restrita, para além da ARCOR, inclui a UCIPSS (que preside), Câmara, Misericórdia, GNR e Centro de Saúde de Águeda, Segurança Social, Centro Social de Agadão e Paraíso Social de Aguada de Baixo
A CPIA funciona na sede da UCIPSS, na Rua Padre Miguel José da Cruz - Edifício do Mercado, 1º. Andar, nº. 4, em Águeda.
Contactos: telemóvel 963 190 743 e email cpia.agueda@gmail.com.».
- NOTA: A direção arcoriana era presidida por Manuel Soares, pouco depois sucedido por Mário Marques, o seu tesoureiro. Não conhecemos os desenvolvimentos do projecto, que então foi muito saudado, tendo em conta os seus objectivos.

Sem comentários: