terça-feira, setembro 26, 2023

1 - ANO 2021, há 2 anos: Juntos Por Águeda venceu eleições autárquicas da UFTOR 2021! Sérgio Neves reeleito! 2 - ANO 2021, há 2 anos: Os resultados d´Óis para a Câmara e Assembleia Municipal de Águeda! 3 - ANO 1921, há 102 anos: A actriz amadora Ermesinda Alves de Freiras ! 4 - ANO 2009, há 14 anos: Concerto de Outono no Salão Cultural da ARCOR! 5 - ANO 2000, há 23 anos: A (não) habitação social no Surpel! Exposição pública na Câmara de Águeda! 6 - ANO 2009, há 14 anos: Concerto de Outono no Salão Cultural da ARCOR! 7 - ANO 2017, há 6 anos: Juntos com apenas 14,6% de candidatos de Óis da Ribeira! 8 - ANO 2017, há 6 anos: Alexandre Pires, d´Óis e socialista, na lista da Assembleia Municipal! 9 - ANO 2019, há 4 anos: A morte de Armando Alves Ferreira!

O movimento Juntos Por Águeda venceu as eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021 na
 União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Sara Silva, a PAG, demitiu-se. Paulo Pires e
Ondima Soares renunciaram aos seus mandatos da Junta presidida por Sérgio Neves
O executivo eleito nas intercalares de 2019
continuou a gerir os destinos da UFTOR
ÓdR há
em 2021!

1 - ANO 2021,
já 2 anos!
Juntos venceram eleições
locais de TravassÓis !

A lista «Juntos Por Águeda», reelegeu Sérgio Neves como  presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Há 2 anos e com maioria.
O acto eleitoral decorreu no dia 26 de Setembro de 2021, com duas mesas eleitorais em Travassô (na escola primária) e uma em Óis da Ribeira, no salão do centro social da ARCOR.
Os resultados totais da UFTOR, ns três mesas de voto, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 895 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 234 votos.
- PS, de Júlia Melo: 151 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 39 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 12 votos.
- Eleitores inscritos: 2003.
- Votantes: 1 384.

- Votos nulos: 30.
- Votos brancos: 23.

Os resultados de
Óis da Ribeira !

Os resultados eleitorais na mesa de voto da UFTOR em Óis da Ribeira, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 294 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 42 votos.
- PS, de Júlia Melo: 62 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 16 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436.
- Votos nulos: 11.
- Votos brancos: 8.

Fátima Reis
Ana Sofia

A nova Junta
será a mesma

O novo executivo da UFTOR será o mesmo: presidente Sérgio Neves e tesoureiro Paulo Pires, eleitos de Travassô, e a secretária Ondina Soares, de Óis da Ribeira.
Sara Silva deverá ser reeleita presidente da Assembleia de Freguesia, capitalizando a maioria hoje eleita e que acontecerá na sessão (ainda não convocada) para a tomada de posse dos eleitos de hoje. Ilda Pinheiro e Nuno Oliveira, ambos de Travassô, também foram eleitos para a Assembleia de Freguesia.
Eleitos de Óis da Ribeira foram também Paulo Jorge Gomes (Passarito), Maria de Fátima Reis (reeleita) e Ana Sofia Framegas (debutante).
- NOTA: Os resultados foram o que foram e deram no que deram: Sara Silva, a presidete da Assembleia de Freguesia, demitiu-se. Paulo Pires e Ondina Soares, tesoureiro e secretária do executivo, renuncairam aos mandatos e passaram para a Assembleia de Freguesia. Substituíos por Ilda Pinheiro e Sofia Framegas.

Filipe Almeida e Sérgio Neves


2 - ANO 2021,
há 2 anos!
Os resultados d´Óis para
a Câmara e Assembleia
Municipal de Águeda!

As listas da coligação «Juntos Por Águeda*» à Câmara e Assembleia Municipal de Águeda também venceram as eleições realizadas em Óis da Ribeira.
Os resultados da Câmara Municipal (que foi reeleita) foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Jorge Almeida: 243 votos.
- PS, de Francisco Vitorino: 115 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Antero Almeida: 41 votos.
- Bloco de Esquerda, de Cláudia Afonso: 8 votos.
- Chega, de Rui Melo: 7 votos.
- CDU, de Milton Matos: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436 (72%).
- Votos nulos: 11 (1,83 %).
- Votos brancos: 8 (1,33%).
- NOTA: O executivo ficou formado pelo presidente Jorge Almeida, o vice-presidente Edson Santos e os vereadores Marlene Gaio e Vasco Oliveira. 

Assembleia Municipal


- Juntos por Águeda, de Filipe Almeida: 222 votos.
- PS, de Gil Nadais: 125 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Miguel Oliveira: 44 votos.
- Bloco de Esquerda, de Luís Grilo: 14 votos.
- Chega, de Jorge Costa: 8 votos.
- CDU, de João Canas: 5 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436 (72%).
- Votos nulos: 11 (1,83%).
- Votos brancos: 8 (1,33%).
- NOTA: Filipe Almeida foi eleito presidente da Assembeia Municipal e Gil Nadais não tomou posse como membro.
Ermesinda Freitas

3 - ANO 1921,
há 102 anos !
A actriz amadora Ermesinda
Alves de Freiras !

 A óisdaribeirense Ermesinda Alves de Freitas nasceu a 26 de Setembro de 1921, há 102 precisamente anos.  Faleceu a 17 de Setembro de 2019, aos 98 e no Hospital de Águeda.
Vítima de doença era viúva de Manuel Ferreira (Serôdio), que foi moleiro de profissão, e, a esse tempo de há 4 anos, era uma das pessoas mais idosas de Óis da Ribeira. Mãe de Maria Rosa, José Alves, Armando (entretanto falecido) e Custódio Alves Ferreira - este, ausente nos Estados Unidos.
Filha de Manuel Ferreira Alves (Talhadas) e de Maria Rosa Soares de Freitas, de Óis da Ribeira, era sobrinha do barqueiro Zebedeu e neta materna do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, bisneta materna de Manuel Alves da Costa e Ana Maria de Carvalho; neta materna de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares.
Casou com Manuel Ferreira (Serôdio), natural de Destriz, em Sever do Vouga, e que se popularizou como moleiro, sua profissão de muitos anos. Dele enviuvou a 28 de Maio de 2000. Era irmã de José Alves de Freitas (Eurico) e Hermínio Alves de Freitas (Mino), ambos já falecidos.
Ermezinada motabilizou-se, nos anos 40 do século XX, com actriz amadora de teatro, em grupos de Óis da Ribeira e em peças como «O amor de Perdição», «Segredo do pescador» e «Miguel de Vasconcelos», entre outras.
- NOTA: Armando, um dos 4 filhos, faleceu precisamente no dia em que Ermesinda faria 98 anos, ele então com 69 (ver à frente). As coincidências da vida!
O cartaz do concerto


4 - ANO 2009,
há 14 anos !
Concerto de Outono no
Salão Cultural da ARCOR!

O sábado de 26 de Setembro de 2009, há precisamente 14 anos, foi tempo de mais um novo concerto coral no salão cultural da ARCOR.
A iniciativa foi da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires, com a participação do Orfeão de Águeda e do Orfeão Estrelas de de Silveirinhos, de Gondomar.
O espectáculo foi às 21 horas e teve entradas livres.
A tradição começara em 2005 quando, a 21 de Maio de 4 anos antes, por iniciativa da ARCOR (ainda ao tempo) presidida por Celestino Viegas, se realizou, já no mandato de Agostinho Tavares (empossado no dia desse mês), nesse dia 26.
- NOTA: Este 1º. Festival de Coros de Óis da Ribeira teve participação do Orfeão de Águeda e dos seus congéneres de Viseu e de Eiriz (Paços de Ferreira).
O baldio Alto do Surpel, no limite de Óis da Ribeira com Espinhel continua sem
qualquer utilização, para além de espaço para depósito de lixos e de lenhas

Alçado principal do bloco de habitação social projectado para
o baldio do Surpel, em  2000, há 23 anos, e que deu em... nada!


5 - ANO 2000,
há 23 anos!
A (não) habitação
social no Surpel!

A Presidência Aberta da Câmara Municipal de Águeda a Óis da Ribeira, a 26 de Setembro de 2000, já lá vão 23 anos!!!..., não foi parca em anunciar sonhos: um deles foi a construção de um projecto de habitação social no terreno da Junta de Freguesia, no baldio do Alto Surpel, mesmo no limite com a freguesia de Espinhel.
A (boa) ideia inicial apontava para a construção de 8 moradias tipo T3, mas o espaço disponibilizado pela autarquia óisdaribeirense permitia a ampliação para 10 - mais duas. O que não era dispiciendo, bem pelo contrário.
O projecto para cada apartamento, soube-se mais ou menos um ano depois, previa um rés-do-chão com sala comum, cozinha e sanitários) e primeiro andar (com 3 quartos e instalações sanitárias). Só faltava executá-lo. E faltava também definir o tipo de financiamento da construção e comercialização do empreendimento, destinado a casais jovens de Óis da Ribeira - que iria ocupar qualquer coisa como 6500 metros quadrados.
Iria, mas nunca foi. Até aos dias de hoje!
O loteamento no site da Câmara de Águeda (2004)

Exposição pública
na Câmara de Águeda


Já em Julho de 2004, o site de Luís Neves, citando o do padre Júlio Granjeia, dava conta que «o loteamento Surpel, em Óis da Ribeira, para onde a Câmara Municipal de Águeda está a projectar a construção de habitação social, está em fase de exposição pública nos Paços do Concelho». E
Acrescantava que «os interessados podem consultar o projecto, devendo dirigir-se ao serviço de atendimento da Câmara Municipal» de Águeda».
Pois bem, já lá vão mais de 19 anos sobre esta consulta pública e, quanto a habitação social, zero... Nem vê-la!
E muito menos o Pólo Educativo Pateira Nascente, que também, para lá chegou a ser pensado, mas entretanto posto na prateleira das promessas políticas.
O espaço do Surpel está ocupado, é verdade, mas com todo o tipo de lixos que, quando bem calha, a competente Junta de Freguesia da agora da (des)União de Freguesias de TravassÓis, lá autoriza depositar.
- NOTA: Resumindo e concluindo, quanto a h
abitação social, todos a vimos pelo canudo das promessas! Quanto ao Pólo Educativo, esse nem vê-lo també,! Só prometido e... algures empateleirado. Lixeira, isso sim! Lá isso é!
O cartaz do concerto


6 - ANO 2009,
há 14 anos !
Concerto de Outono no
Salão Cultural da ARCOR!

O sábado de 26 de Setembro de 2009, há precisamente 14 anos, foi tempo de mais um novo concerto coral no salão cultural da ARCOR.
A iniciativa foi da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires, com a participação do Orfeão de Águeda e do Orfeão Estrelas de de Silveirinhos, de Gondomar.
O espectáculo foi às 21 horas e teve entradas livres.
A tradição começara em 2005 quando, a 21 de Maio de 4 anos antes, por iniciativa da ARCOR (ainda ao tempo) presidida por Celestino Viegas, se realizou, já no mandato de Agostinho Tavares (empossado no dia desse mês), nesse dia 26.
- NOTA: Este 1º. Festival de Coros de Óis da Ribeira teve participação do Orfeão de Águeda e dos seus congéneres de Viseu e de Eiriz (Paços de Ferreira).
A sede oficial da União de Freguesias de Travassô 
e Óis da Ribeira (UFTOR), em Óis da Ribeira 


7 - ANO 2017,
há 6 anos!
Juntos com apenas 14,6%
de candidatos de Óis da Ribeira!

A lista de candidatos do Juntos - Movimento Independentes de Travassô e Óis da Ribeira é muito pouco óisdaribeirense
Tem apenas 11 candidatos, em 75! 
Tantos quantos são mostrados na brochura apresentada na declaração de intenções oportunamente distribuída aos travassÓisenses.
Independentes de Óis da Ribeira, feitas as contas, são apenas 14,6% dos listados.
Parece-nos pouco, a mais porque, territorialmente e em número de eleitores, a freguesia de Travassô está longe, muito longe de ser cerca de 6 vezes maior (85,4%) que Óis da Ribeira.
António Horá-
cio Tavares
As contas, com algum (eventual e pequeno erro percentual na casa das décimas) são esclarecedores: as duas freguesias somam 2032 eleitores, segundo dados de 17 de Junho deste ano - os últimos e oficiais.
Óis da Ribeira, em 2009, ano das últimas eleições autárquicas antes da agregação de freguesias, tinha 656 eleitores recenseados.
Travassô tinha 1959, quase rigorosamente 3 vezes mais. É fazer as contas.
Justo seria, parece-nos, que essa proporção fosse correspon-
dente ao número de candidatos das listas.
Porém, não é. Juntos, mas... pouco, neste caso - o movimento de Travassô e Óis da Ribeira.
- NOTA: Os candidatos de Óis da Ribeira foram António Horácio Tavares (2º. lugar), Sandra Santos (6ª.), Liliana Framegas (17ª.), Sónia Tavares (18ª.), Manuel Soares (22º.) e Jacinto Viegas (49º.), Lurdes Cadinha (51ª.), Maria José Carvalho (52ª.), Jorge Tavares (60º.), António Brandão (61º.) e Armando Reis (62º.).
Carla Tavares e Alexandre Pires: socialistas de
ÓdR na lista da Assembleia Municipal de Águeda

8 - ANO 2017,
há 6 anos!
Alexandre Pires, d´Óis
e socialista, na lista da
Assembleia Municipal!

A lista socialista de candidatos à Assembleia Municipal de Águeda é liderada pela ribeirense Carla Tavares, advogada e deputada, mas inclui outro conterrâneo de OdR: Alexandre Resende dos Reis Pires.
Gerontólogo e segundo da lista do PS para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, é o 18º. candidato da Assembleia Municipal, de um grupo de 21. Não será eleito, mas regista-se a candidatura.
Manuel Estima
Reis (Neca)
Armando S. Ala
de Resende
Ós da Ribeira não teve muitos seus eleitores como candidatos em listas da Assembleia Municipal. para além destes dois de 2013, há a eleição de Carla Tavares em 2009 e 2013 (tinha sido 10ª. em 2005) e a de Armando Ferreira, numa lista do CDS (6º. lugar em) e depois do PS em 2005 (3º.) e 2009 (21º.).
Mais remotamente, em 1976 mas sem ser eleito, Manuel Estima dos Reis (Neca) foi o 13º. candidato do CDS, numas eleições autárquicas que foram as primeiras e, de Óis da Ribeira, tiveram outro candidato na mesma lista: Custódio Lopes Correia, o 22º. (segundo suplente) municipal: No mesmo acto eleitoral,  Armando dos Santos Ala de Resende foi o 8º. da lista do mesmo CDS mas a da Câmara Municipal. Já falecido, seria tio-bisavô de Alexandre Pires.
- NOTA: Os presidentes de Junta de Freguesia também, e por inerência, fizeram parte da Assembleia Municipal de Águeda, no decorrer dos seus mandatos: Isauro Santos, Agostinho tavares, Manuel Soares e Fernando Tavares Pires.
Armando Ferreira


9 - ANO 2019,
há 4 anos !
A morte de Armando
Alves Ferreira!

  O óisdaribeirense Armando Alves Ferreira faleceu a 26 de Setembro de 2019, há 4 anos e vítima de doença, dias depois da partida de sua mãe, Ermesinda Aves de Freitas (ver acima).
Filho de Manuel Ferreira (Serôdio), moleiro, e de Ermezinda Alves de Freitas, doméstica, Armando Ferreira foi homem de vários ofícios. Oficial miliciano dos Comandos, no tempo doseu serviço militar, foi presidente da direção e, durante vários mandatos, presidente do conselho fiscal da ARCOR e membro da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira e da Assembleia Municipal de Águeda. Para esta, foi o primeiro óisdaribeirense socialista eleito directo, o que aconteceu nas eleições autárquicas de 2001 e na lista PS/CDS. Foi reeleito em 2005.
Armando Alves Ferreira foi um homem público de Óis da Ribeira e tribuno (im)pertinente e acutilante, voz muitas vezes incómoda, na bancada do PS, contabilista e empresário do sector do mobiliário. 
- NOTA: Morador na Rua da Pateira, deixou viúva Maria Luísa Soares dos Reis, também de Óis da Ribeira, moradora na Rua da Pateira, e duas filhas adoptivas.

Sem comentários: