domingo, novembro 05, 2023

1 - ANO 2001, há 22 anos: O primeiro auto de medição das obras da ARCOR e sede da Junta! 2 - ANO 1954, há 59 anos: Junta dos presidentes Armando Ala de Resende e Aires Carvaho e Santos! 3 - ANO 1993, há 30 anos: Cortejo de oferendas a favor de Capela de Santo António! 4 - ANO 2012, há 11 anos: Casamento gay de Helder Santos e Ivo Silva! 5 - ANO 2016, há 7 anos: Gala da Canoagem da ARCOR homeneageou Tiago Tavares!

Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira
O placa grande do centro social da ARCOR há exactamente 22 anos


1 - ANO 2001,
há 22 anos!
O primeiro auto de 
medição das obras da ARCOR e sede
da Junta!

O primeiro auto de medição (factura) das obras da segunda, decisiva e última fase de construção do centro social da ARCOR e da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi emitido aos 5 dias de Novembro de 2001.
Há exactamente 22 anos.
A Construções Marvoense, a empresa da Mealhada que adjudicou a obra, debitou nada mais nada menos que 17 885,79 euros - seriam agora 24 149,23, segundo o conversor da PORDATA.
As obras tinham começado a 26 de Outubro desse ano de 2001.
Estes dados foram retirados do livro «A minha História da ARCOR», editado pela associação por altura da inauguração do centro social e da autoria de Celestino Viegas - o então presidente da direção arcoriana, com o vice-presidente Manuel Soares, o tesoureiro Arlindo Reis, a secretária Maria Madalena Neves e o vogal Milton Gomez. Já ninguém se lembra desta gente. Nem a própria instituição.
O mesmo Celestino Viegas viria a ser, em 2009, o presidente da Comissão Executiva da Inauguração (CEI) do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia, com os presidentes da ARCOR (Agostinho Tavares) e da Junta de Freguesia (Fernando Pires).
- NOTA: Actualizando a comversão da PORDATA, os 17 885,79 euros de 2001 seriam, a valores de hoje, um pouco mais de 26 200 euros.

Armando Resende
Aires Carvalho


2 - ANO 1954,
há 59 anos!
Junta dos presidentes
Armando Ala de Resende 
e Aires Carvaho e Santos!

O presidente da Câmara Municipal de Águeda esteve em Óis da Ribeira no dia 5 de Novembro de 1954, há 69 anos, para empossar a Junta de Freguesia eleita a 7 de Outubro anterior.
O dr. Fausto Luís de Oliveira deu posse ao presidente Armando dos Santos Ala de Resende, ao secretário David Soares dos Santos e ao tesoureiro Aires Carvalho e Santos - executivo que só viria a assumir funções em Janeiro de 1955.
Os novos autarcas substituíam o executivo formado pelo presidente Benjamim Soares de Freitas, o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes, pai de David, o novo secretário).
- NOTA: O presidente Armando Resende viria a suspender o mandato a 17 de Novembro de 1957, quando se ausentou para Angola e foi substituído pelo tesoureiro Aires Carvalho e Santos e este, neste cargo, por José Pinheiro das Neves. Todos já falecidos.
A Capela de Santo António

3 - ANO 1993,
há 30 anos!
Cortejo de oferendas
a favor de Capela de
Santo António!

A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira realizou, a 4 de Novembro de 1993, há 30  anos, um cortejo de oferendas a favor das obras da capela de Santo António.
Relativamente participado, teve, no entanto, elevada adesão ao leilão, tendo rendendo 675 contos - o equivalente a 5.933,67 euros, segundo o conversor da PORDATA. Quantia que na altura foi considerada suficiente para a conclusão das obras.
O templo será do decénio de 70 do século XVII, construído em grés regional, com retábulo de calcário, de 3 nichos divididos por pilastras decoradas com um pequeno remate, no qual se lê «Oh lingoa benedicta», alusiva ao titular (Santo António).
- NOTA: Actualizando a receita de 675 contos, o conversor da PORDATA diz-nos que seriam hoje cerca de 6 500 euros.
Hélder Santos e Ivo Silva 


4 - ANO 2012,
há 11 anos !
Casamento gay de Helder
Santos e Ivo Silva!

A SIC transmitiu no seu telejornal de 5 de Novembro de 2012 - o Jornal da Noite -, há11 anos, uma reportagem sobre um casal gay, que envolvia um cidadão óisdaribeirense: Hélder Jorge Gonçalves dos Santos. 
A 8, ele e Ivo José da Silva, o casal, foram 
Marcos e Hélder
entrevistados no programa «Momento de Mudança», da mesma estação de televisão - e da qual publicamos a imagem ao lado. 
Hélder Jorge Gonçalves dos Santos é um dos 5 filhos de José dos 
Santos e Mara Dolores Gonçalves dos Santos, que vivem família da Rua Nossa Senhora de Fátima (Bairro Alto) e casou com Ivo José da Silva, de Matosinhos. 
A cerimónia decorreu na Conservatória do Registo Civil desta cidade e o casal já vivia junto há 9 anos, desde 15 de Novembro, depois de se terem conhecido a 18 de Outubro de 2003 e casado a 12 de Maio de 2012.
«A tradição e o desafio da novidade, a igualdade da lei e o estigma das práticas», foi como, a esse tempo, a SIC promoveu a reportagem. - Ver AQUI
- NOTA: O casal separou-se em data que desconhecemos, tendo Hélder Santos refeito a sua vida conjugal a 23 de Março de 2023, com Marcos António Santos (ambos na foto), cidadão brasileiro de Maceió.
Cartaz da gala


5 - ANO 2016,
há 7 anos!
Gala da Canoagem da ARCOR
homeneageou Tiago Tavares!

A 5ª. Gala da Canoagem da ARCO, na noite de 5 de Novembro de 2016, há 7 anos, com sala cheia no centro social e presença de várias individualidades regionais e desportivas, homenageou o atleta internacional Tiago Tavares - que, ao tempo (ver a nota abaixo), era campeão do mundo de sub-23.
Gil Nadais, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, citou a ARCOR como sendo «uma instituição que nos orgulha pelo trabalho, dedicação, qualidade e resultados».
O «filme» da secção mostrou a época de títulos, a nível regional e nacional, fazendo sobressair a extraordinária proeza desportiva que foi o título mundial obtido pelo atleta TIAGO TAVARES, que foi muito e justamente aplaudido.
Os oradores foram vários, nomeadamente Manuel Soares e Paulo Santos (presidentes da direção e da assembleia geral da ARCOR), José Bernardino Estima Reis (actual presidente da ARCOR), Hercílio de Almeida (autor de livro), Gil Nadais (presidente da Câmara), representante da Federação Portuguesa de Canoagem, António Brinco (da Secção) e o atleta Tiago Tavares.
- NOTA: Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, a 31 de Julho de 2016 e em Minsk, capital da Bielorussia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.

Sem comentários: