quinta-feira, novembro 16, 2023

A morte de Laurinda Martins, viúva do oisdaribeirense Eugénio Pinheiro!

Laurinda Martins

Eugénio Pinheiro
de Almeida



A Família Pinheiro, de Óis da Ribeira, está de luto pelo falecimento de Laurinda de Jesus Martins Maciel, de 92 anos e moradora na Meadela, que era viúva do óisdaribeirense Eugénio Pinheiro de Almeida - que foi importante empresário em Viana do Castelo.
Eugénio Pinheiro de Almeida, natural de Óis da Ribeire, onde nasceu a 15 de Setembro de 1905, era filho de José Pinheiro de Almeida, carpinteiro e importante líder político republicano, e de Mariana de Jesus Viegas, jornaleira, era neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas. Cedo, ainda bem jovem, partiu para Viana do Castelo, onde trabalhou como empregado comercial, cedo se emancipando e sucessivamente criando um diversificado grupo empresarial na área dos panos, tecidos, lençóis e boinas, que expandiu por Portugal e Espanha, e depois pela área industrial, principalmente do sector cerâmico.
A pujança empresarial gerou centenas de empregos em toda a região do Minho e a sua entrada no sector bancário (espanhol) e até no jornalístico (um jornal político vianense, de que foi proprietário e director).
Teve os irmãos Severino e Porfírio (falecidos em crianças), Elísio (também falecido em  Viana do Castelo, a 12 de Julho de 1973) e de Alexandre Pinheiro de Almeida - que residia em Óis da Ribeira. Pai de Eugénio (já falecido), de José (morador em Viaa) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agrícola e morador na Rua Benjamim Soares de Freitas, em Óis da Ribeira.
Eugénio Pinheiro
(filho)

Família Pinheiro
em Viana do Castelo!


Laurinda de Jesus Martins Maciel foi a terceira mulher de Eugénio Pinheiro de Almeida e mãe dos seus três filhos: Ana Maria, Eugénio e Maria Eugénia Martins Pinheiro.
Eugénio já tinha sido casado Deolinda Dias Alves Arezes, a 30 de Dezembro de 1931. Enviuvou, sem filhos, a 30 de Julho de 1932 e, em segundas núpcias, casou a 28 de Dezembro de 1938, com Maria Helena Dias Alves Arezes, irmã de Deolinda, falecendo esta a 16 de Outubro de 1941, também sem filhos.
O funeral realiza-se hoje, quinta-feira, dia 16 de Novembro de 2023 e às 15 horas, na Igreja da Ordem Terceira, em Viana do Castelo, seguindo após as cerimónias religiosas para o Cemitério da Meadela, onde foi inumada em jazigo de família.
A Missa de Sétimo Dia será celebrada na Igreja da Matriz (Sé Catedral) de Viana do Castelo, às 17,30 horas do dia 21 de Novembro de 2023, a próxima terça-feira.

Sem comentários: