terça-feira, novembro 28, 2023

Os 126 anos da Tuna/AFOR com 3 novos músicos! Desde trisavô e bisavô...

O cantar de parabéns dos 126 anos da Tuna / AFOR

Ana Sofia Framegas, Edson
Santos e António M. Reis

O bolo dos 126 anos!


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, presidida oor António Manuel Reis, festejou 126 anos e teve adequado cantar de parabéns, como na imagem se vê.
E o sempre sublinhável e significativo cerimonial
O vice-presidente da Câmara Municipal 
de Águeda, Edson Santos, associou-se ao evento e a Junta de Freguesia da União de Freguesas de Travassô e Óis da Ribeira fez-se representar por Ana Sofia Framegas, óisdaribeirense que, atualmente, é secretária do executivo.
Curiosamente, e/ou por coincidência, um bisneto e uma trineta de músicos tunantes - ver à frente.
As comemorações não tiveram participação de Carla Tavares, a presidente da assembleia geral da Tuna/AFOR (por motivos pessoais), substituída por Carlos Vidal, o 1º. secretário.
Momento significativo e muito aplaudido foi o da apresentação dos 3 novos músicas
Beatriz Almeida e Elisabete Martins,
filha e mãe «tunantes»... da AFOR
Rita Fernandes
deste ano: Beatriz Almeida, Elisabete Martins (que já a 4 de Março de 2023 tinha estado na cerimónia da entronização da Tuna/AFOR, como confrade de honra da Confraria Enograstronómica Sabores do Botaréu, de Águeda) e Rita Fernandes (que se estreou no aniversário, toca flauta transversal e é filha da saxofonista Elisabete Martins).
Novidade, tanto quanto julgamos saber, foi facto de, pela primeira vez no histórico comemorativo da Tuna/AFOR, instituição muscial de Óis da Ribeira, estarem representadas todas as outras 5 bandas do município de Águeda: a Marcial (Velha) e a Nova, de Fermentelos, a 12 de Abril, de Travassô, a Alvarense, de Casal de Álvaro, e a Castanheirense, de Castanheira do Vouga.
Todas associadas da União de Bandas de Águeda (UBA), instituição que a Tuna/AFOR pretende integrar.
Abílio Viegas


O bisneto de
Abílio Viegas!

EDSON CARLOS Viegas dos Santos, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, é neto de José Pires Viegas (Zé Mau), natural de Óis da Ribeira e bisneto de Abílio Viegas (foto ao lado) - nascido a 12 de Maio de 1894 e que, de doença e prematuramente, faleceu a 24 de Outubro de 1942, no Hospital de Águeda.
Abílio Viegas foi dirigente e executante de um período muito activo e prestigiado da Tuna Musical de Óis da Ribeira, na década 30 para 40 do século XX e já dirigida por Óscar de Matos.
Era filho de Maria Florinda Viegas, jornaleira, e neto de Maria Florinda de Jesus, ambas de Óis da Ribeira.
Casou com Silvina Pires Soares e o casal teve os filhos Manuel, Aníbal, José (Mau) e Isilda Pires Viegas, já todos falecidos. Netos a viver em Óis da Ribeira, são os irmãos Mário e Silvina Pires Vieira, filhos de Isilda.
Jacinto P. Matos
trisavô de Ana Sofia
Zulmira Matos
bisavó de Sofia

A trineta de

Jacinto Matos!

ANA SOFIA Resende Framegas é bisneta paterna de Zulmira Matos dos Santos (foto), por sua vez filha de Jacinto Pereira de Matos (um dos fundadores da Tuna) e mãe de Messias dos Santos Framegas, avô paterno de Ana Sofia (filha de Paulo Rogério dos Santos Framegas).
O trisavô paterno, o cofundador Jacinto Preira de Matos, era filho de Casimiro Pereira da Conceição e Rosa Maria dos Reis, neto materno de Joaquim Alves da Costa, barqueiro (pai de Zebedeu) e de Maria Bárbara Santos.
Casou com Ana Rosa dos Santos, governanta de casa, e o casal tgeve os filhos Óscar (que também foi músico e maestro da Tuna) e Zulmira - a bisavó de Ana Sofia Framegas e tamném mãe do múscpo Alípio Framegas.
Jacinto, trisavô paterno da secretária da Junta de Freguesia, nasceu às 7 horas da manhã de 20 de Novembro de 1877 e faleceu a 8 de Setembro de 1953. Também é trisavô do músico Luís Neves, bisneto de Zulmira, e avô de Alípio Framebas, que foi (é) prestigiado tunante, filho de Zulmira e neto de Jacinto).

Sem comentários: