sábado, novembro 25, 2023

Os 126 anos da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira!

 

A Tuna de Óis da Ribeira foi reactivada em 1993. Há 30 anos! Ortélio Costa, José Maria Santos (Bareco),
Matos (filho de Bigodes), José Maria Gomes, Alípio Framegas, Hostilino Matos, Horácio Soares e António
Abrantes (com a bandeira). Em baixo, João Paulo Gonçalo, Alfredo Oliveira, Nuno Almeida, Luís Gomes, Nuno Reis e Carlos Matos (Bigodes)

A placa de memória tunante foi colcada
há 26 anos, no ano centenário


Três gerações de tunantes: Óscar
(filho, pai e maestro), Jacinto (pai,
avô e um dos fundadores) e
Hostilino Matos (filho e neto)


A Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira inicia hoje as comemorações do 126º. aniversário.
A Tuna esteve «parada» entre 1962 e 1993, neste ano reaparecendo após 31 anos de «silêncio», sob direcção musical de Carlos dos Reis Matos (Bigodes), filho de Óscar de Matos e neto de Jacinto de Matos, um dos fundadores.
Carlos mobilizou alguns amigos - na maior parte irmãos, primos e outros -, e, segundo o site oficial da associação, «foi capaz de tomar a Tuna num momento de certo esmorecimento e dispersão, para a reorganizar e a alcandorar ao lugar de que ela hoje desfruta».
A apresentação oficial foi realizada a 28 de Novembro de 1993, assumindo-se oficialmente como Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira.
«A reorganização começou em Fevereiro de 1990, colocando-se na altura à disposição das comissões de festas da freguesia», sublinha o mesmo site oficial.
O programa de hoje e amanhã é o seguinte:
- Dia 25, sábado: Hastear da bandeira, na sede da Rua Jacinto Bernardo Henriques (junto à ponte), seguida de arruada na vila de Óis da Ribeira (às 14 horas).
- Da 26, domingo: Missa na Igreja de Santo Adrião, seguida de romagem ao cemitério, em memória do dirigentes, músicos e sócios já falecidos (às 10 horas), recepção aos convidados, no salão cultural da ARCOR (12 horas), mini-concerto (12,30) e almoço comemorativo (13). 
- NOTA 1: Já faleceram, do grupo refundador de 1993: Ortélio Costa, José Maria Santos (Bareco), Hostilino Matos, Alfredo Oliveira e Carlos Matos (Bigodes).
- NOTA 2: Os músicos José Maria de Almeida Gomes e Luís Miguel Oliveira Gomes, o filho, ainda estão no activo.

Sem comentários: