quinta-feira, maio 02, 2024

Registo Pessoal: Maria Celeste Tavares (dos Reis)


Maria Celeste Tavares Reis
Edmundo Reis


Registo Pessoal
Maria Celeste 
Tavares dos Reis

Maria Celeste Tavares 
dos Reis faleceu a 2 de Maio de 2003, há 21 anos, aos 96 de idade. Era viúva de Edmundo (Pereira dos) Reis, que durante muitos anos foi regedor e activista político de Óis da Ribeira, apoiante do Estado Novo e dirigente local e municipal da Acção Nacional Popular (ANP).
Nascida a 11 de Setembro de 1907, era filha dos lavradores Anacleto Pires Soares e de Emília Tavares da Silva e Cunha, que foram emigrantes no Brasil. Era irmã, entre outros, do professor Joaquim Augusto, que foi o seu padrinho de baptismo, e do médico Albano Tavares da Silva e Cunha (em Portel). Neta paterna de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares e materna de José Tavares da Silva e Maria da Graça Cunha - sobrinha de D. Manuel Baptista da Cunha, que foi Arcebispo Primaz de Braga.
Consorciou-se com Edmundo Pereira dos Reis a 6 de Julho de 1929 e o casal, que morou numa casa apalaçada da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro) teve os filhos Dália (que morou na Trofa), Dinis, Clarisse e Armando Tavares dos Reis, que, os três, fram moradores nesta vila e já faleceram. Maria Celeste tinha enviuvado a 12 de Dezembro de 1996 e é bisavó paterna de Luís Neves, o actual presidente da direção da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.

Sem comentários: