- ANO 1972
há 51 anos !
As mortes de Elísio
Pinheiro de Almeida e
há 51 anos !
As mortes de Elísio
Pinheiro de Almeida e
da mãe Mariana!
O óisdaribeirense Elísio Pinheiro de Almeida faleceu a 12 de Julho de 1972, aos 65 anos e vitima de doença, em Viana do Castelo.
Era filho de José Pinheiro de Almeida, revolucionário político republicano do princípio do Século XX, e de Mariana de Jesus Viegas (falecida dias antes, a 30 de Maio) e nasceu a 15 de Março de 1908. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira, casou a 11 de Janeiro de 1936 com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, em Travassô.
Elísio «migrou» para Viana do Castelo em finais dos anos 30 do século XX, já casado e chamado pelo irmão Eugénio, o mais velho, e por lá fez vida empresarial e familiar. Teve três filhas, todas professoras: Maria de Lurdes (na Alemanha, onde casou com um cidadão local), Rosa Maria (viúva de um oficial falecido na Guiné e falecida a 19 de Dezembro de 2019) e Maria de Fátima, moradora em Viana do Castelo. Era tio de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, da Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.
- NOTA: Elísio Pinheiro de Almeida, em 1945, deu 100$00 para a terraplanagem do terreno da escola primária; nos anos 60 do século XX, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro, actual Largo do Centro Social.
Sem comentários:
Enviar um comentário