terça-feira, abril 15, 2025

- ANO 1945, há 80 anos: Apoio de Pinheiro´s para o terreno da nova escola!

 

Eugénio Pinheiro
de Almeida
Elísio e a mãe de ambos,
Mariana J. Viegas


A construção de uma sala de aulas de escola primária, em Óis da Ribeira e em 1945, foi apoiada por três óisdaribeirenses residentes em Viana do Castelo, todos da Família Pinheiro.
Há 80 anos!
Os apoiantes foram os irmãos Eugénio e Elísio Pinheiro de Almeida, filhos de José Pinheiro de Almeida e de Mariana de Jesus Viegas. Sobrnho residente em Óis da Ribeira é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, da Rua Nossa Senhora de Fátima. Deles primo, o terceiro apoiante foi Modesto Tavares Pinheiro, filho de José Tavares Pinheiro e de Eulália Pires Soares, pai de José Carlos dos Santos Pinheiro, que foi presidente do conselho fiscal da ARC OR e tem casa na Rua da Pateira.
Respectivamente, deram 500 (Eugénio), 100 (Elísio) e 40 escudos (Modesto).
As verbas foram utilizadas para auxiliar os trabalhos de terraplanagem do terreno onde iria ser construída a sala (a actual sala velha, na qual funciona a escola de música da Tuna) e o executivo presidido por Benjamim Soares de Freitas entendeu exarar um louvor aos três, em acta da Junta de Freguesia. O secretário era o professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e Manuel Soares dos Santos (Lopes) o tesoureiro.
Os terrenos tinha sido disponibilizados por Manuel Soares dos Santos (Lopes), que era tesoureiro da Junta de Freguesia e, por troca, com João Simões Estima, de Espinhel (193,5 m2).

Sem comentários: