O Palhal do Ritos fica(va) imediatamente a norte do demolido parque infantil da pateira |
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira adquiriu, há 35 anos, o chamado Palhal do Ritos, na margem da pateira.
O espaço era de propriedade privada, de um cidadão morador em Fermentelos, entre o então caminho de terra batida (a agora estrada empedrada) e a lagoa - mais ou menos, ligeiramente a sul do pontão de madeira há poucos anos lá instalado, na área do bar de verão que lá funciona. E a norte do «extinto» parque infantil (o que se vê na foto), onde agora está um outro (mais recente).
O terreno era alagadiço, com água permanente e apenas criava bunho. Custou 1750 contos, seriam agora 25 000 euros, segundo o conversor da PORDATA.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Manuel Soares e fez um peditório porta-a-porta, de molde a angariar fundos. O tesoureiro era o já falecido Hernâni Framegas dos Reis e a autarquia não dispunha de verba suficiente. O secretário era Fernando Tavares Pires, que, digamos, «estagiava» para os seus 20 anos de presidência - concluídos em 2013 e ao fim de 5 mandatos, quando, por decreto governamental, foi criada a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário