quarta-feira, agosto 27, 2025

Os 40 canteiros vazios de árvores na Ladeira da Escola!

 

A falta de mais de 30 árvores na Ladeira da Escola a 24de Agosto de 2025
A Ladeira da Escola em Abril de 2024. Ha 16 meses...


As árvores da chamada Ladeira da Escola, na Rua Nossa Senhora de Fatima, em Óis da Ribeira, são cada vez menos: vão morrendo e não são substituídas.
No domingo passado, chegámos contar pelo menos 38 canteiros vazios. Entre o cruzeiro do Bairro Alto e a escola primária - a agora Sede 2 da Tuna/AFOR.
Talvez nos tenhamos enganado ligeiramente, talvez sejam mais um ou menos um. Mas mais um ou menos um canteiros vazios, na volta dos 40, convenhamos que é obra!!!!
As árvores foram plantadas pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, no princípio deste século XXI e pelo executivo então presidido por Fernando Tavares Pires.
Ao tempo, cada árvore foi apadrinhada por crianças do jardim de infância da ARCOR e, por bons anos seguidos, foram convenientemente cuidadas pela Junta de Freguesia óisdaribeirense. Isto, em tempos em que a autarquia nem sequer dispunha de equipa operacional profissionalizada.
E muito menos autarcas em tempo remunerado.
Foram sempre cuidadas, na verdade, mas...
Depois, veio a (des)União de Freguesias e, vá lá saber-se porquê!!!..., esqueceram-se delas e, nos dias de hoje, sobram os quase 40 canteiros das árvores que «faleceram». De um e de outro passeio, como se vê nas imagens.
A isto, e em bom politiquez, se chamará «cuidar do herdado para deixar em legado».
E se «vê», também, com que zelo as autoridades cuidam da coisa pública. Basta ir contar os canteiros vazios... da ladeira da Escola Primária de Óis da Ribeira.
- NOTA: Já agora, reparem (priomeira foto) na vegetação que cresce nos canteiros, nos passeios e no piso da ladeira da escola.

Sem comentários: