terça-feira, agosto 05, 2025

O observatório do Bico da Mota!


O observatório nos dias de hoje
O observatório a 6
de Setembro de 2020



O d´Óis Por Três passou pelo observatório do Bico da Mota e notou o especial cuidado com que é... não cuidado!
Mesmo, mesmíssimo... não cuidado o do observatório do bico do Bico da Mota.
A ideia original até  foi interessantíssima, o observatório «dá», na verdade, interesantes perspectivas da lagoa.
Subimos ao patamar de observação, curiosos, e o que «observámos» foi um imenso e altíssimo canavial, depois o rio Cértima que navega pela pateira fora e vai desaguar no rio Águeda, em Requeixo.
Ao fundo a Igreja de S. Paio de Requeixo e ao lado a vala paralela ao caminho que as Juntas de Freguesia abriram no verão de 2012.
Na altura, as duas Juntas de Freguesia «associaram-se» e abriram a vala, ao longo da pateira, ligeiramente abaixo do bico da mota, para norte.
As lamas, depois de enxutas e preparadas, deram lugar a um caminho que serve os terrenos (agora) agrícolas - até à chamada Quinta do Senhor. No que até então era um trilho pedestre.
Depois, foi uma questão de preparar o piso, compactando-o e alargando-o.
A Junta de Freguesia de Requeixo, por sua vez, continuou o troço da sua área territorial e, assim, a ligação ficou integral.
Quanto ao observatório, foi instalado em 2019 e, aos dias de hoje e 6 anos passados, está como a primeira imagem mostra.
Quanto a manutenção, «viste-la»...
- NOTA: As duas Juntas de Freguesia eram, há 13 anos e curiosamente, presididas por dois óisdaribeirenses: Sesnando Alves dos Reis (a de Requeixo) e Fernando Tavares Pires (a de Óis da Rbeira). Eram outros tempos!...

Sem comentários: