quarta-feira, novembro 22, 2006

AVENIDA DO SURPEL HÁ 77 ANOS

Há 77 anos
AVENIDA DO SURPEL
* Abertura da nova via aproximou Ois da Ribeira do mundo


Ver fotocópia da imprensa da época


Há 77 anos, Ois da Ribeira estava isolada. A norte e nascente, o rio Águeda, a poente a pateira, a sul um caminho para Espinhel. Não era fácil a vida dos ribeirenses. Mas ficou bem melhor com a abertura da que se chamou Avenida do Surpel . A estrada que partia do Bairro Alto para Espinhel. A situação era grave: até os médicos deixaram de vir a Ois da Ribeira.

«Finalmente, temos realisada uma das nossas aspirações maia ardentes - uma estrada que nos liga com o Sul, por Espinhel, obra levada a efeito pela actual Junta de Freguezia, com o auxílio da Câmara de Águeda.
Alargada quasi ao dobre, e toda macdamizada, pode mais chamar-se a «Avenida do Surpel» do que a antiga calçada toda cheia de solavancos, donde algumas vezes os autos tiveram de ser retirados com o auxilio de bois. Vê-se que o bom povo desta freguezia, trabalhador e ordeiro, prestou serviços e quer acompanhar o progresso. Só quem ali passar, e se lembra do que foi a calçada do Surpel pode prestar homenagem a quem tanto trabalhou para que a obra se concluísse.
Ficamos com uma estrada modernamente acabada, para sermos visitados por estranhos, sem ouvirmos a lamúria de sempre que nos envergonhava: «nós queremos visitar-vos, mas vós não tendes estradas!!». Inclusivamente, deixámos de ter visitas médicas, por não termos um caminho único que desse acesso a esta freguezia de antigas tradições. Com o acabamento desta estrada que nos liga com o Sul, e com a futura ponte que nos ligue a Norte, pode dizer-se afoitamente que já não estamos num beco sem saída.
Cabe aqui referir e prestar homenagem ao presidente da Junta de Freguesia, sr. José Estima,
que foi incansável para levar a cabo a construção desta estrada, sem o que ainda hoje não estava concluída».

Os custos da obra chegaram aos 6 300$00.
* V erba do serviço braçal: 2 030$00.
* Subsídio da Câmara: 1 300$00.
* Do dinheiro das Minas destinado às freguesias de Ois e Espinhel,
segundo o parecer das respectivas Juntas de Freguesia: 2 670$00.

2x3: Transcrição (parcial) do Site da ARCOR, com a devida vénia. Actualizámos a contagem dos anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, malta de Óis. Vocês dizem que são três, mas não se esqueçam que os três mosqueteiros eram quatro. É que eu digo isto porque anda por aí um Jacintos que me anda a incomodar o nariz.

d´OIS POR TRÊS disse...

Boa noite, Judeu. Nós, a três ou a quatro mostramso bem o que valemos...