quarta-feira, novembro 15, 2006

UM ANO !!! 867 POSTAGENS !!! 867 MOMENTOS A PENSAR ÓIS DA RIBEIRA !!!


Este é o 867º. poste do d´OIS POR TRÊS, desde que há exactamente um ano aqui lançámos o blogue. Foram 867 momentos a pensar Óis da Ribeira!!!
Durante um ano, seguimos o que achámos que valia a pena acompanhar, deixando lembretes (era o que havia antes dos post-it) sobre factos da vida local e (também) da vida nacional, que nos chamaram a atenção e que achámos que devíamos partilhar.
Várias vezes nos perguntámos se valeria a pena. Se "interessariam" aos que estão do outro lado. É difícil estar longe da pátria, da casa da nossa nascença, do cheiro da nossa meninice e perceber esses fenómenos emocionais. Gostaríamos de ter - às vezes - um brinquinho do que há (ainda) de bom aí. Mas não o temos.
A pequenez de algumas notícias e preocupações é traumático para quem vive "expatriado". Percebemos que se lhe ligue, que ecoe até à exaustão nos noticiários, que as pessoas se incomodem com eles. Afinal têm que ter válvulas de escape. Mas vemo-nos muitas vezes a recuar no tempo - e a lembrar as conversas que ouvíamos na infância, e na adolescência, conversas dos que nos eram queridos - nas aulas da escola primária, na catequese da igreja, nos sermões do padre Fonseca, nas corridas para as areias atrás de uma bola, dos banhos no rio, junto à ponte..., até das relhadas dos mais velhos! Afinal, na maneira de estar, na natureza das questões não há muito que tenha mudado na condição de ser-se ribeirense, porque nascemos em Óis da Ribeira e não esquecemos o que é ser d´Óis, por um, por dois, por três, por todos!!!
A(s) mesmas(s) lamechice(s), inveja(s), queixume(s), maledicência(s) enchem vidas vazias e tornam-se o centro das atenções. Antigamente era-o porque a comunicação era entrópica, circunscrita ao círculo dos mais chegados; hoje é-o ampliada mil vezes pelos meios de comunicação de massa, como uma obsessão orweliana. Se alguém pudesse distanciar-se do real um minuto que fosse e olhar para as histórias que enchem os jornais, chegaria rapidamente à conclusão que este mundo e estas pessoas não estão bem. Mesmo nada bem.
É difícil ser-se português.
E ser-se d´Ois da Ribeira, uns de muitos que escolheram viver fora. Felicidades para todos!!!

6 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

Parabéns, d´Ois Por Três!!!
Ou d´Ois Por Todos?!
Parabéns!!!

d´OIS POR DOIS disse...

Há aqui uma coisa que eu não entendo, então o d´Ois Por Três não é feito em Óis? Expliquem lá isso.

d´OIS POR DOIS disse...

Repetindo-me, parabéns...

d´OIS POR DOIS disse...

Ké dificil sei eu muito bem. Parabéns pelo primeiro ano, não se fikem por aki.

d´OIS POR TRÊS disse...

caroscomentadores:

- JR/OIS: d´Óis Por Todos, é claro!
- UMA RIBEIRENSE: Não precisa de exagerar!
- AM: Ganda comentador!
- APRECIADOR: Obrigados pela simpatia.
- ALTEREGO: Até quando Deus quiser...
- MARIA DE ÓIS: Você quer tirar o lugar á Conceição? Obrigados.
- PEDRO PENEDRO: Obrigadinhos!

d´OIS POR TRÊS disse...

- ROSAGIL: A sugestão não é nova aqui no blogue, mas é para se realizar. Provavelmente no princípio do próximo verão. Vamos ver...
- AQUILES: Por onde tem andado? Continue atento e colabore. Olhe que fazem falta os seus comentários.
- BENFIQUISTA: Quem não tem saudades de Óis?