quinta-feira, novembro 02, 2006

A PIA DO MEU BAPTISMO!


Deus me perdõe, mas não gostei de ver, ontem, a velha pia baptismal em que recebi as bençãos da Igreja, abandonada num canto meio esconso do adro, como se... não dissesse nada a tantos de nós. Ou não fosse património da Igreja que é de todos nós mas que quase sempre esquecemos, a não ser em dias de festa, de baptizado, comunhão ou casamento.
Ao lado, ignoradas, estão duas placas que tem a ver com dois acontecimentos significativos de Óis - menos o da primeira actuação da Banda Velha de Fermentelos. Mas é significativo para todos os ribeirenses, mesmo os que não o saibam..., é significativo o registo do benemérito Benjamim Soares de Freitas, que ofereceu o relógio da torre há mais de 50 anos. E o primeiro telefone da freguesia, também nos anos 50!
Quando nós mesmos damos assim pontapés na nossa história, seremos sempre gente sem... história. Não gostei... Gasta-se tanto dinheiro em tanta coisa, que não seria despropositado criar um mural, por exemplo no ajardinado em frente, para pôr as placas. Dirão alguns comentadores que criticar não custa, é verdade... Mas sugerir também não é pecado.
E quanto a pia, porque não resguardá-la, num espaço visível, quem sabe se num envidraçado?!

2 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

No coments!!
Já falámos disso o suficiente no dia 1 de Novembro e é realmente uma pena que os responsáveis não liguem a estas coisas.

d´OIS POR TRÊS disse...

Essa do mural, tem jeito...