sábado, novembro 04, 2006

CASAS DE OIS DA RIBEIRA, A CASA DA MADAMA!


Óis da Ribeira não é terra de casas solarengas, pouco se vendo de arquitectura de outros séculos. Mostrámos há semanas a da família Resende, que vimos em restauro. Sempre foi a nossa casa mais bonita de Óis. Parece impossível, mas não reparámos, mesmo em frente na Casa da Francesa.
A Casa da Francesa era mesmo de uma senhora de nacionalidade francesa, que foi casada com um senhor de Óis que tinha sido oficial (?) da marinha mercante. Não o conheci. O que retenho, de era eu bem pequeno, é que os rapazes mais crescidos, lhe chamavam Madama... Significado que só mais tarde entendi. Pensava, na minha ingenuidade, que era um nome feio que lhe chamavam, até porque a senhora, sempre muito distinta, ainda mais distinta se tornava, sempre que a garotada lhe chamava Madama. «Olhá Madama...», gritavam, mas ela seguia, sempre de lábios pintados, o que também não era normal naquele tempo. E não há tanto assim.
Soube agora que a casa, uma das mais bonitas de Óis, com arquitectura que eu não seu definir mas me enche os olhos, será propriedade de um senhor de Aveiro, que iniciou o restauro mas se arrependeu... sabe-se lá porquê. Veja a foto de cima, o alçado sul. Está a cair... A seguir à Madama, lembro-me de lá morar o senhor Armando Resende.

1 comentário:

d´OIS POR TRÊS disse...

Essa história da doacção também a ouvi, mas não sei se era bem assim, acho que a escritura de doacção à Junta de Freguesia já estava mesmo marcada e era ao outro dia da sua morte. Seria interessante que alguém pudesse esclarecer.
Por onde anda o sr. Aquiles?