domingo, novembro 23, 2008

Patos reais e tartaranhões dos paúis e o fugaz guarda-fios

"da Pateira ao Águeda” é a designação do primeiro percurso pedestre do concelho de Águeda, cuja inauguração teve lugar na manhã de ontem, em Ois da Ribeira.
Com o belo espelho de água da pateira em pano de fundo, eis mais um forte contributo para o enriquecimento da rede de Trilhos de Pequena Rota do nosso país e uma deliciosa proposta para os amantes do pedestrianismo.
O parque de lazer de Óis da Ribeira foi palco, na manhã de ontem, da singela cerimónia que marcou a inauguração do PR1 – “da Pateira ao Águeda”, primeiro percurso pedestre do concelho de Águeda. Numa manhã esplendorosa, cerca de duas centenas de participantes tiveram a primazia de calcorrear o trilho em ambos os sentidos, podendo ver e sentir a imensa variedade de elementos naturais e paisagísticos que o compõem, num enquadramento de enorme tranquilidade e beleza. Por caminhos florestais e tradicionais, ora nas margens da Pateira ora afastando-se dela, o caminheiro vai ao encontro de elementos tão distintos como a Lagoa Férrea, o embarcadouro do Cértima, a Fonte de Valbom, o Observatório da Pateira ou a Várzea do Águeda.
Bosques de castanheiros, carvalhos e loureiros rivalizam com a flora junto à margem, onde sobressaem grandes manchas de caniços. Entre patos-reais, galinhas d’água ou garças, com um pouco de sorte é possível avistar ainda o majestoso tartaranhão-dos-paúis ou o fugaz guarda-rios.

Sem comentários: