segunda-feira, novembro 21, 2016

Os 119 anos da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira



Os 119 anos da agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira - ou Tuna de Óis da Ribeira, como sempre a conheceremos - tem um programa afinal dividido por dois dias, neste mês de Novembro de 2016.
- Dia 26, sábado: Arruada pela freguesia, a partir das 15 horas.
- Dia 27, domingo: Missa na Igreja Matriz (10,15 horas), seguida de romagem ao cemitério, em memória de dirigentes, músicos (e maestros) e sócios falecidos; mini-concerto (12,15) e almoço comemorativo (13).
A bandeira que aqui reproduzimos foi oferecida pelo Conde de Águeda, a 30 de Abril de 1905, já lá vão 111 anos. O site oficial da Tuna, refere que «hoje é a maior relíquia da sua história, estando guardada como preciosidade na sede da associação».
O mesmo site publica a notícia então publicada e «colhida do jornal Soberania do Povo» de 4 de Maio de 1905. Esta, respeitando a redacção da época:
«Pelo sr. Conde de Sucena, nosso illustre conterrâneo e digno deputado por este circulo, foi no último domingo entregue à tuna dois da Ribeira, (um)a preciosa bandeira (…). A entrega foi feita na casa que o illustre titular possue n´esta vila, sitta na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A tuna tocou algumas peças do seu variado e distincto reportório, que agradaram muito ás pessoas que alli se achavam.
Antes da retirada da tuna o presidente da mesma, sr. Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras commovidas e cheias de entusiasmo a valiosa offerta d sr. Conde, que constitue um penhor de eterna gratidão, não só para aquelles alegras rapazes, mas para toda a freguezia de Ois da Ribeira
».

Sem comentários: