sábado, junho 03, 2017

As casas desabitadas da Rua do Viveiro...

Há lugares de Óis da Ribeira por onde a vida raramente nos leva. Como, por exemplo, a Rua Adolfo Pires dos Reis, que todos conhecemos por Rua do Viveiro. Aconteceu no último fim de semana e o d´Óis Por Três surpreendeu-se, por exemplo, com o número de casas desabitadas.
É o que acontece com as 3 que se se vêem na imagem: 
1 - A primeira, da esquerda para a direita, será dos herdeiros do sr. Amílcar Marcos dos Reis, falecido há uns 2 anos.
2 - A segunda está tapada por esta barraca de eira e era do sr. Manuel Simões dos Reis (Manuelzito) e esposa Rosalina, que o d´Óis Por Três não conheceu e que faleceram sem filhos. A senhora que nos ajudou a identificar as casas, não soube dizer a quem pertence.
3 - A casa senhorial que se segue (de amarelo) é dos herdeiros do sr. Edmundo Reis, que quem mal nos lembramos. Será dos herdeiros, os irmãos Dinis, do restaurante (já falecido) e Armando Tavares dos Reis.
4 - A seguinte, também de aspecto senhorial (com redondo no telhado) é propriedade da Junta de Freguesia e há anos que está desocupada, desde que a Tuna mudou para a antiga sede da Junta. Disseram ao d´Óis Por Três que o pátio funciona(va) como armazém da autarquia e a habitação que foi sede da Junta está abandonada,
5 - O barracão da eira que se vê à frente da casa do sr. Manuelzito será dos herdeiros de uma filha do sr. Edmundo Reis, que mora em Crastovães ou Mourisca. Assim como a terra e o salgueiral que se vê à direita.
Ora aqui está um sítio de Óis da Ribeira que aparentemente está a «morrer». Ao telefone com uma conterrânea, fomos informados que na mesma rua também estão abandonadas as casas que foram residência do sr. José Eurico (da Zinda), a de João Carvalho (quem é?),  de António Marques e António Pestana - embora estas duas ainda em bom estado, a útima recuperada pelo filho. 

Sem comentários: