sexta-feira, junho 02, 2017

Trindades às 19,20 da tarde são muito... cedo!




A tradicional e sempre sentida ida ao cemitério «deu-nos» numa surpresa: as trindades da tarde, em Óis da Ribeira, são tocadas às 19,20 horas, ainda muito de dia, que só acaba, agora, por volta das 21, quase duas horas depois.
O d´Óis Por Três já está desabituado, sinal dos tempos, dos tempos em que as trindades eram tocadas mesmo ao escurecer. E ouvia dos avós, que eram usadas como sinal para se concluírem os trabalhos agrícolas do dia. Que começavam pelas trindades da manhã. Se assim fosse agora, quase os trabalhos acabavam a meio da tarde.
Eram também o tempo final das brincadeiras das crianças na rua. «Às trindades, tens de estar em casa...», ouvia-se em outros tempo. E não era preciso que os pais as chamassem. Mal tocasse a última série de três badaladas dos dois sinos, depois das 9 e do repenique, e a garotada estava toda em casa.
Era também um momento de oração e recolhimento. Era!
O d´Óis Por Três desconhece a razão porque as trindades da tarde são tocadas tão cedo. Haverá razões. Mas parece-nos despropositado serem tocadas quase a meio da tarde. Disseram-nos que ainda estão no horário de inverno. Tá bem, mas estamos a 3 de Junho e a hora mudou Março. Já se passaram os meses de Abril de Maio.
Mas quem sabe, sabe! E manda. O nosso registo é só de memória, para que não se perca tudo nas tradições locais. Ponto final!

Sem comentários: