domingo, junho 04, 2017

Morreu o Sias...



A comunidade ribeirense foi hoje alvo de sentimentos díspares: a realização de um campeonato nacional de canoagem, que envolveu 700 atletas de todo o país (momento feliz e empolgante), e a morte súbita de um cidadão de todos os tempos: Messias dos Santos Framegas.
O Sias, assim popularmente conhecido, era ribeirense de estar em todo o lado e com todos. Trabalhou na construção civil e agricultura e, já há muito aposentado, aparecia em todo o sítio em que Óis da Ribeira bulisse: nas actividades religiosas (era o sineiro da Igreja) e na vida associativa - fosse da Tuna, fosse da Arcor. Sempre de palavra e gargalhada soltas e disponibilidade para tudo o que precisasse da sua mão de ajuda, colaborante e activa. Não dizia não, nunca, e marcava presença em tudo, nem que fosse só por estar presente (valorizando o que se fizesse por Óis), sempre discreto e atento, como cidadão de corpo inteiro, crítico e partilhante, com sabedoria popular a soltar-lhe da alma e a comungá-la com todos, no dia-a-dia que o fez cidadão maior - sem que precisasse de elevar a voz, ou fazer-se pelo que não era.
Enviuvou muito cedo, ainda muito jovem, mas teve mão e coragem para educar os dois filhos que lhe ficaram do amor feliz que cimentou com Maria Olinda Estima dos Reis. Foi neste quadro que o conhecemos: viúvo e sem o afecto feminino (o de Olinda) que teria feito a sua vida bem mais feliz. Foi a vê-lo em oração na campa de Olinda que o d´Óis Por Três aprendeu a admirar a coragem que nunca lhe faltou para vencer as adversidades familiares e ser pai e avô, cidadão de corpo inteiro.  
Era pai de Selda e Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, que educou e criou nos sãos princípios dos valores cristãos de família, do respeito e da partilha com a comunidade. Avô de Ana e Luís (filhos de Selda), Sofia e Pedro (filhos de Rogério).
Faleceu hoje, na serenidade do seu quarto, durante a noite, como se até na morte quisesse ser discreto e não incomodar ninguém! A sua falta, na hora do almoço, foi o «alarme» para a sua passagem para a eternidade.
O funeral realiza-se amanhã, em Óis da Ribeira, às 16 horas.

Sem comentários: