quinta-feira, junho 01, 2017

Os candidatos de TravassÓis à Autárquicas de 2017...

Óis da Ribeira e Travassô, ao fundo e depois do rio Águeda



O mês de Junho nasce e pouco se sabe do que vai acontecer nas próximas eleições autárquicas, no que concerne à
Mário Martins,
do CDS, do PS e
Independente
 (des)União de Freguesias de TravassÓis. Certa, certa.... e apenas, parece ser a candidatura do inefável actual presidente Mário Martins, agora candidato da Lista Independente afecta aos ditos independentes da Câmara Municipal - os mesmos que, para ficarem no poder, se esqueceram que foram poder municipal durante 12 anos mas eleitos nas listas do PS.
Agora, já não são socialistas.
Mário Martins, agora, também já não é socialista.
Deixou de ser, para ser independente.
Exactamente como, em 2005, não hesitou em deixar de ser democrata-cristão (do CDS, partido pelo qual foi eleito pela primeira vez na lista de Aníbal Pires, em 1997) para se candidatar pelo PS. E ser socialista.
Isto é: para Mário Martins e seus acólitos, vale tudo e qualquer cor partidária, desde que seja para estar no poder.
E quem serão os ribeirenses que assumem alinhar nesta paródia eleitoral autárquica?
Sérgio Neves

Sérgio e/ou Paulo,
dúvidas do PSD!


O PSD continua embrulhado e sem decisão quanto ao número 1 da lista: Sérgio Neves ou Paulo Pires? Ou outro?
Neves «gelou» as suas hipóteses na gestão presidencial da Assembleia de Freguesia. Foi fraquinha, a puxar para o mau. 
Esqueceu-se que era presidente, para ser o
Paulo Pires
 opositor permanente e indisciplinado do presidente do executivo, o «vira-partidos» Mário Martins. Teve uma boa votação em 2013, muito à custa dos votos de Óis da Ribeira, mas não os mereceu e muito menos os justificou.
 A alternativa que mais consistência tem ganho nos últimos tempos chama-se Paulo Pires, o presidente da Associação Desportiva de Travassô. Onde tem feito bom mandato. Mas Paulo Pires tem dúvidas e não parece(rá) disposto a assumir um combate até agora ritmado por ódios e malquerenças.
Manuel Duarte Almeida (Capitão) será o primeiro ribeirense da lista, depois da ineficaz, ou pelo menos pouco visível, acção política do actual nº. 1, o florista Germano Venade - que em 2001 foi lançado pelo «jurássico» Fernando Tavares Pires.
Vamos esperar!


A. Horácio Tavares

O PS sem
candidatos

O PS é que parece em maus lençóis eleitorais e, em TravasssÓis, continua sem ter candidato assumido. Em 2005, não teve lista em Travassô. Em 2009, foi a lista de Mário Martins, transferido do CDS - que repetiu em 2013 e agora se transfigura em independente.
Em Óis da Ribeira, o PS também não apresentou lista em 2005, reaparecendo em 2009, com Carla Tavares. Em 2013, já foi a lista da (des)União.
Suspeita-se, na área socialista, que o candidato possa vir a ser António Horácio Tavares, ex-catequista e presidente da Tuna, actualmente membro da Assembleia de Freguesia (e que até integrou temporariamente o executivo), tio da agora deputada Carla Tavares - que é muito ligada a Pedro Nuno Santos, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e presidente da Distrital de Aveiro do PS.



O CDS e o Bloco 
ficam de fora...

O CDS expectava apresentar uma lista em TravassÓis mas ainda não arranjou candidato. Em Travassô e depois da «fuga» de Mário Martins, em 2005, nunca mais se apresentou a votos. Mário Martins foi, de resto, o seu último candidato, em 2001.
Em Óis da Ribeira, o último candidato do partido foi Albertino Gomes Soares, no já distante ano de 1997 - há 20! Depois disso, o que resta dos seus candidatos até aí dividiu-se pelo PS de Aníbal Saraiva (2001) e pela LIOR de Diamantino Correia (em 2005). Após isso, o d´Óis Por Três perdeu-lhes o rasto. O CDS, de resto, mal se se ouve falar em Óis da Ribeira.
Quando ao Bloco de Esquerda, que concorreu em 2005, com Aníbal Saraiva (30 votos), também desapareceu do mapa eleitoral. Em Travassô e no mesmo ano, o candidato foi o enfermeiro Alberto Maia - que teve apenas 39 votos.

CDU ainda espera
formar lista

A APU/CDU não se candidata em Óis da Ribeira desde 1989, quando apresentou António Simões Pereira numa lista de 5 candidatos que teve... 3 votos. Em 1985, candidatou Vital Santos e teve 7 votos, em 4 candidatos. 
Em Travassô, o último candidato conhecido foi no já distante ano de 1993, há 24 anos - quando o líder foi Manuel de Almeida Soares de Bastos, de uma lista de 9 candidatos, que teve 21 votos.
A coligação ainda tem expectativas quando à eventual candidatura de Aníbal Saraiva, que já foi nº. 1 do PS (em 2001) e do Bloco de Esquerda (em 2005). 

Sem comentários: