domingo, junho 11, 2017

Bio-diversidadade e observação de Aves da pateira

Observação de aves na pateira. Em baixo a capa do guia



A apresentação do «Protocolo para a Valorização e Promoção da Bio-Diversidade da Pateira de Fermentelos» está marcada para amanhã, às 17,30 horas, junto ao Monumento do Emigrante.
A sessão é pública e inclui outra apresentação: a do «Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos».
A 4 de Julho de 2010, recordemos, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus e a Câmara Municipal de Águeda organizaram um percurso pedestre para observação da avifauna nas margens da pateira, que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica.
O percurso de foi 6,5 kms., partindo do Parque de Óis da Ribeira e numa área classificada, ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, destacando-se pela grande diversidade de espécies de aves selvagens e pelo seu interesse conservacionista.
Observadas foram, por exemplo, a águia-sapeira, a garça-vermelha, o milhafre-preto, o pato-real, a cegonha-branca, o rouxinol-pequeno-dos-caniços, o guarda-rios, a alvéola-amarela e a fuinha-dos-juncos, entre muitas outras.
A iniciativa de amanhã é dinamizada pela Câmara Municipal de Águeda e pelo Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA) e o protocolo envolve instituições como a QUERCUS, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a BRISA - Auto-Estradas de Portugal.

Sem comentários: