quinta-feira, junho 08, 2017

Tuna não vai participar nas marchas populares de 2017


O d´Óis Por Três foi chamado à atenção para um erro na informação de ontem, sobre as marchas populares de 2017: a Tuna, que agora chamam Associação Filarmónica, não vai participar. O erro foi involuntário, é verdade, mas errámos.
A Tuna, numa nota publicada na página de facebook «Marcha da Tuna», já a 2 de Junho, a última sexta-feira, informa que «em sequência dos contactos que temos recebido nos últimos dias, somos a informar que por vários e diversos motivos, a Marcha da Tuna não irá sair neste ano de 2017».
Promete a Tuna Musical, que agora chamam Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, «voltar em 2018, cheios de força...». Oxalá!
Ora bem, quer dizer, ora mal:
1 - A Tuna, que se ufana de, em 2002, criar as marchas populares, agora não se organiza para nelas participar.
2 - A Tuna que diz tê-las criado, a Tuna as «mata» (exclui a sua), ao fim de 15 edições! É lastimável!
3 - Não explicando quais são os invocados «vários e diversos motivos» para não se organizar este ano, permite todo o tipo de especulações.
4 - A direcção que tão lesta foi a mudar o nome da associação, «matando», de uma repreensível penada e enorme descontracção intelectual, a histórica denominação de Tuna, afinal não foi tão competente para organizar a (sua) marcha de 2017.
Lamentável! Mudar o nome, foi fácil; trabalhar faz calos!
5 - Para a história, a história real, fica uma lição histórica: a Tuna organizou 15 anos de marchas; a Associação Filarmónica «matou-as» no seu primeiro ano de exercício!
6 - Já agora: a Tuna sempre teve direcções; a Associação Filarmónica, não consegue alinhavar a primeira. Desde Dezembro de 2016, há meio ano.
Onde est(ar)á o defeito? 

Sem comentários: