domingo, agosto 20, 2017

Os primeiros candidatos de Óis da Ribeira

Óis da Ribeira vista do e do sul para norte














O comunista Aníbal Marques Saraiva é o único candidato de Óis da Ribeira a liderar uma lista nas Autárquicas de 2017.
As restantes três listas têm primeiros candidatos de Travassô: Sérgio Neves pelo PSD, Mário Martins pela Juntos e Júlia Melo pelo PS, as três como números Duarte de Almeida (Capitão), António Horácio Tavares e Alexandre Resende Pires.
Algumas apreciações, despretensiosas e até aleatórias, sobre estes quatro candidatos ribeirenses, uns mais veteranos e experientes, outros mais debutantes e inexperientes, indicando-se (entre parentisis) o número de vezes que já foram candidatos autárquicos locais:


Manuel Almei-
da (Capitão)
1 - MANUEL ALMEIDA, CAPITÃO (6): Candidato, sempre pelo PSD, nas eleições de 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009 (sempre eleito secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Fernando Tavares Pires) e em 2013, na lista de Sérgio Neves para a União de Freguesias. Foi eleito, neste caso, secretário da Assembleia de Freguesia.
A candidatura de 2017 é a sétima consecutiva que se apresenta a sufrágio eleitoral e quase seguramente será eleito. Falta saber se para a Junta de Freguesia (para o executivo da União), se para a Assembleia de Freguesia.


Aníbal Marques
Saraiva
2 - ANÍBAL M. SARAIVA (2): Candidato do PS em 2001, contra a lista do PSD de Fernando Pires (370). Teve 87 votos, foi o único  eleito da lista socialista e exerceu o mandato. Voltou a candi-
datar-se em 2005, mas agora pelo Bloco de Es-
querda (BE), de novo contra o PSD de Fernando Pires (334), tendo 30 votos e não se elegendo. A LIOR de Diamantino Correia teve 123. 
Agora pela Coligação Democrática Unitária (CDU), apresenta-se pela terceira vez ao sufrágio eleitoral dos ribeirenses (e travassonenses). Muito dificilmente será eleito.


António Horácio
Tavares
3 - ANTÓNIO HORÁCIO TAVARES, da JUNTOS (2): Foi candidato do PS em 1989 (8º.), na lista de Armando Tavares dos Reis. Voltou a ser candidato socialista em 2013 (7º), na lista do ex-CDS Mário Martins. Agora apresenta-se como nº. 2 da JUNTOS, de novo de braço dado com o ex-CDS e agora também ex-PS Mário Martins. Ele também (AHT), agora ex-PS. Foi eleito para a Assembleia de Freguesia e, transitóriamente, foi secretário do executivo.
Apresenta-se a sufrágio pela terceira e é um dos que será eleito. Falta saber para que cargo.


Alexandre Resen-
de Pires
4 - ALEXANDRE PIRES: É estreante nas lides eleitorais auttárquicas, como segundo candidato do PS. Será eleito, ou não? Tal poderá depender da tradição eleitoral socialista de Óis da Ribeira (e menos de Travassô), mas o PS de Mário Martins (182 votos) perdeu em Óis há 4 anos para o PSD de Sérgio Neves (227). E ninguém pode adivinhar a partilha de votos da dissidência que «pariu» a JUNTOS. 
Os votos socialistas poderão ser divididos de tal forma que tal prejudique as duas candidaturas (as da JUNTOS e do PS). O futuro o dirá.


|||
Há 4 anos, só duas listas se apresentaram ao sufrágio eleitoral autárquico local - na primeira experiência como União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
O PS teve 516 votos em Travassô (que agora serão virtualmente «divididos» pelas duas candidaturas) e o PSD 350. Nas duas freguesias, regostaram-se 698 para o PS (51,10%) e 577 para o PSD (41,73%). O que quer dizer que o PSD teve 227 votos em Óis da Ribeira, enquanto o PS teve 182.
As diferenças de votos poderão ser por margens muito escassas e o Método de Hondt poderá ser decisivo. Escassos votos, acreditamos, vão decidir as eleições.




  

Sem comentários: