sábado, agosto 19, 2017

POLÍTICA D´ÓIS 5 - A Juventude Socialista em lista...

O centro de Óis da Ribeira vista do ar e do norte para sul

A lista do PS de TravassÓis tem 7 candidatos de Óis da Ribeira. Todos muito jovens - menos um. A média de idades é de 28 anos, mas uma candidatura de 51 (a de Carlos Alberto Reis) leveda a média. Tirada esta, desce para 24. 
Melhor, em termos de idades mais baixas, só a lista de candidatos do CDS mas eleições de 1989, liderada por Eugénio dos Reis Pinheiro, de 23 anos, com 10 candidatos e 21,5 anos de média. Os mais velhos eram ele, Higino Fernando Pires dos Reis e Carlos Manuel da Costa Estima (23). O mais novo, Mário Fernando de Almeida Marques, com 19.
Os candidatos ribeirenses do PS são estes:



Alexandre Resende Pires
Alexandre Pires, o 
jovem gerontólogo

Alexandre Resende Reis Pires, de 21 anos, gerontólogo, segundo candidato da lista de Júlia Melo, é membro da Juventude Socialista de Águeda e debutante em actos eleitorais. Mas tem tradições políticas na família.
O pai, José António dos Santos Pires (ausente na Guiné-Bissau), foi candi-
dato do PSD, nas listas de Fernando Tavares Pires, nas eleições autárquicas de 2001 (9º. lugar) e de 2005 (6º.). O avô materno, Fausto Ferreira Simões dos Reis, foi candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Alves dos Reis (4º. lugar), e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (2º.).
O tio-bisavô Joaquim Lopes dos Santos (Cidalina, pai de Dinis Santos, sogro de José Manuel Alves e avô de Johhny Reis), foi candidato do CDS em 1979, na lista de Fernando Reis (4º. lugar) e em 1985, na de Arménio Pinheiro da Silva (7º.). O tio-avô António Ferreira dos Santos Resende foi candidato do CDS em 1979, na lista de Fernando Reis (9º.).
Alguns primos, mais ou menos próximos: José Alberto Ramos Silva (Zézinha) foi candidato do CDS em 1976, na lista de Hernâni Framegas dos Reis (4º.). Todos do PSD: António Simões Pinheiro das Neves, em 1979 (1º. lugar); em 1989, na de Manuel Soares (10º.); e em 1993 e 1997 (11º.), tambasde Fernando Pires. Armando Simões das Neves foi 8º. candidato da lista de Manuel Soares em 1989. Dinis dos Reis Santos, 9º. de Manuel Soares em 1985. José Manuel da Conceição Alves, 7º. de Manuel Soares em 1985. Ainda do PSD: Carlos Manuel Almeida Reis (padre), 5º. de Fernando Pires em 2001.
Do PS: Johhny Daniel Conceição dos Reis (neto de Joaquim e filho de José Manuel), foi 5º. do PS de Carla Tavares em 2009.
O actual presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais Nadais Resende da Fonseca, é seu primo afastado, pela banda materna, da Família Resende, de Águeda.


Ana Sofia Re- 
sende Framegas
Sofia Framegas,
da avô a neta

Ana Sofia Resende Framegas, de 21 anos, estudante universitária, quarta da lista socialista de Júlia Melo, herda a tradição política da Família Framegas. A mais próxima passa pelo pai, Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, que foi candidato do CDS em 1989, na lista de Eugénio dos Reis Pinheiro (7º. lugar), e em 1997, na de Albertino Gomes Soares (10º.), do PS de Aníbal Marques Saraiva em 2001 (10º.) e da LIOR de Diamantino Alves Correia (6º.).
A mãe, Elsa Maria Lourenço Resende Framegas, foi a 53ª. candi-
data do PSD de Sérgio Neves em 2013. O avô Messias dos Santos Framegas candidatou-se na lista do CDS de Fernando Reis (1º. lugar) em 1982, e na de Sesnando Alves dos Reis (8º.). O tio Ma-
nuel Estima dos Reis foi 10º. da lista do CDS em 1985, a de Ar-
ménio Pinheiro da Silva. A prima Elisiária Maria dos Reis Santos Framegas foi 8ª. candidata do PS de Aníbal Saraiva em 2001.


Romeu Castro
Fernandes
Romeu segue
a.. família!

Romeu de Castro Fernandes, de 26 anos, operário fabril, sexto candidato da lista socialista de Júlia Melo, é um novo «rebento» político do clã Costa Fernandes - que envolve os tios-bisavôs Victor Fernandes da Silva (PS), Ludjero Fernandes da Silva (CDS) e Norberto Simões Pires Estima (PS), tios-avôs Leonildo Soares da Costa (PSD e LIOR) e Danilo Soares da Costa (PS), e directos Carlos Alberto da Costa Fernandes «Teco» (CDU), João Ferreira (PSD) e Samuel da Costa Fernandes (PSD), os primos Agostinho Tavares (PS e PSD), Carla Tavares (PS), António Framegas (CDS, PS e PSD), Carla Costa e Ana Costa (PS), e Carlos Estima (CDS e PS), Rui Fernandes (sempre do PSD), entre outros. Este ano, também Sandra Santos, candidata do JUNTOS.


Rosa Lina
O. Almeida
Rosa Lina em
«zoo» de votos

Rosa Lina Oliveira Almeida, de 21 anos, engenheira zootécnica recentemente licenciada, a 9ª. na lista do PS de Júlia Melo, é debutante em lides eleitorais e sem grande tradição familiar. É filha de pais surdos-mudos, Alberto António Dias de Almeida e Rosa Carvalheiro, neta de Zulmiro dos Santos Almeida e Maria Amélia Dias Figueiro. 
O tio José Carlos Dias de Almeida foi candidato do PS de Carla Tavares em 2009. O primo João Bernardino Dias Figueiro Viegas foi candidato do PSD em 1985, na lista de Manuel Soares (6º. lugar), e do PS em 2013, na lista de Mário Martins (18º.).


Rúben Joel
Ferreira Santos
Rúben Santos,
abre história...

Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 26 anos, engenheiro químico, 11º. candidato da lista do PS travassOisense, não tem histórico político na família directa. 
Os pais já faleceram e vive(u) com os avós, Emília Ribeiro e Manuel Arsénio dos Santos. Por banda deste, tem relacionamento com Mário Pires Tava-
res das Neves, meio-irmão deste avô paterno, que foi candidato do CDS em 1976, na lista de Hernâni Framegas dos Reis (2º.) e pelo PSD em 1978, com António Neves (6º.). O filho deste, Nelson Neves e sempre em listas do PSD de Fernando Pires, foi candidato em 1993 e 1997 (12º. lugar), 2001 e 2005 (14º.) e 2009 (15º.).  O neto Luís Neves foi o segundo da lista do PS de Carla Tavares em 2009. Isolina de Fátima Neves Polido foi 11ª. do PSD de Aníbal Saraiva em 2001.
A astrónoma Ângela Raquel Gonçalves dos Santos, prima recentemente doutorada, foi 18ª. candidata do PSD de Sérgio Neves em 2009. Maurício Fernando dos Anjos, primo do avô, foi candidato (2º.), em 2005, do Bloco de Esquerda de Aníbal Saraiva.


Carlos A. Reis,
o Veterano!

Carlos Alberto Almeida dos Reis, 51 anos, segurança privado, 13º. da lista, foi candidato do  PS de Aníbal Saraiva em 2005 (6º. lugar) e do Bloco de Esquerda do mesmo Aníbal Saraiva, em 2009 (2º.). 
O sobrinho Nuno Miguel dos Reis Pinheiro foi candidato do  Bloco de Esquerda de Aníbal Saraiva em 2005 (8º. lugar). Não se conhece nenhuma outra afinidade familiar com outros candidatos, de ontem ou de hoje.
O cunhado Paulo Jorge Marque Tavares foi o 32º. candidato do PSD de Sérgio Neves em 2009. É genro de José Augusto Moreira dos Santos e Guiomar Ferreira de Oliveira. A prima (indirecta) Eugénia Cristina Oliveira Martinho foi candidata do PS em 1997 (6ª.), na lista de António Tavares, e do PSD de Fernando Pires em 2009 (7ª.). O irmão desta, Carlos Samuel, foi 7º. do PS de Aníbal Saraiva em 2001.

Soraia Filipa
A. Gonçalo

Soraia Gonçalo é
tri-candidata!

Soraia Filipa de Almeida Gonçalo, de 30 anos, osteopata, 15ª. socialista da lista de Júlia Melo, foi candidata do PS de Carla Tavares em 2009 (6º. lugar) e de Mário Martins em 2013 (12ª.). 
A tradição política começou no avô paterno, Luís Tavares Gonçalo, que foi candidato do CDS em 1982, na lista de Sesnando Alves dos Reis (11º. lugar). O pai, Luís da Costa Tavares Gonçalo, foi candidato do PS de Aníbal Saraiva em 2001 (2º. lugar) e da LIOR de Diamantino Correia em 2005 (8º.). A tia Maria Isabel Rodrigues Fernandes foi candidata do PSD (36ª.) de Sérgio Neves em 2009.
Dois primos paternos foram candidatos do CDS: Manuel Joaquim Oliveira Dias de Carvalho, em 1993 (1º.) e 1997 (6º.); e António Manuel Azevedo de Melo, em 1993 (2º.) e 1997 (3º.). O tio António Simões Pereira (Palmira) foi candidato da CDU (1º.) em 1989.
* NOTA: Estes dados podem ter algumas imprecisões e/ou 
omissões, de que nos penitenciamos. Quaisquer sugestões 
podem ser dadas para doisportres2@gmail.com.

7 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser por acaso que está a tirar anos a Lista. O Alexandre agradece, mas já tem 22 anos, este ano ainda terá 23. Obrigado

Augusto Viegas disse...

É de valorizar as suas idades pela criatividade, honestidades, empenho, dedicação... habilitações literárias, ou mesmo a diversidade de experiências e associativismo dos nossos candidatos. São as pessoas certas, no momento certo e com a causa certa!

Anónimo disse...

Jovens interessados e confiantes num futuro melhor...

Anónimo disse...

Pena é só verem esse interesse num futuro melhor em alguns jovens ....

Anónimo disse...

Jovens/ pessoas interessadas nunca são demais, por favor, entra em contacto comigo para te juntares a nós.

Cumprimentos,
Alexandre Resende Pires

Anónimo disse...

O d´Ois Por Três agora toma posição partidária e faz propaganda ao PS?
Não estávamos habituados a um blogue assim, comprometido cm um candidato, deixando-o fazer propaganda directa.

Anónimo disse...

Ó Pires, pá..., bota aí o númbro do telemóvel.
Assim comé kagente contacta contigo?