quinta-feira, agosto 17, 2017

Política d´Óis 3 - JUNTOS porque se separam de outros...

Vista Aérea (da Google Earth) da antiga vila de Óis da Ribeira



A lista JUNTOS - Movimento Independente inclui poucos ribeirenses. Apenas 4: António Horácio Tavares, Sandra Santos, Liliane Framegas e Sónia Tavares.
Sendo  independente, na moderna versão da política - que é a de se «casarem» candidatos dissidentes dos partidos e candidaturas tradicionais, gente, portanto, sem ideologia política definida -, tem, no seu todo, várias origens ideológicas e algumas curiosidades interessantes - olhem como se olhem.
Vejamos o caso concreto dos 4 candidatos JUNTOS (porque se separaram de outros...) de Óis da Ribeira, na lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - popularíssima TravassÓis:


António Horácio Tavares

António Tavares, o
que nem é de cá!

António Horácio Pires Tavares, ex-socialista e candidato nº. 2 da lista JUNTOS, é o mais curriculado de todos. Já foi candidato do PS em 1989, na lista do ex-CDS Armando Tavares dos Reis (em 8º. lugar), e em 2013, na do também ex-CDS e agora ex-PS Mário Martins (7º. lugar), eleito para a Assembleia de Freguesia e foi secretário interino da Junta de Freguesia.
Notabilizou-se por uma indefinida afirma-
ção em Assembleia de Freguesia quando justificou uma posição pessoal com o argumento de «nem sequer sou de cá». De cá, ou daí, de Óis da Ribeira. Ora se foi eleito por Óis da Ribeira!
Na verdade, é natural de Espinhel, mas casado em Óis da Rineira. Irmão de Agostinho Tavares, que, pelo PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia em 1979, e da Assembleia de Freguesia em 1982. Depois, foi candidato do PSD em 2001 (voltando a presidir à Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 2004 até final do mandato, substituindo Jorge Soares), em 2005 e 2009. Em 2013, voltou à lista do PS.
É tio paterno da deputada Carla Tavares, que este ano é a candida-
ta do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda e, em 2009, foi candidata à presidência da Junta de Óis da Ribeira.


Sandra Santos

Sandra Santos, de Óis
por afinidade!

Sandra Marina Ribeiro dos Santos, candidata nº. 6 da lista dos «juntos», é ribeirense por afinidade, pela sua relação conjugal com Rui Jorge dos Reis Fernandes. É mais conhecido por ser directora técnica de acção social na Arcor, fazendo agora o seu debute em listas eleitorais autárquicas.
Não é o caso de Rui Fernandes, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005, 2005/2009 e 2009/2013, todos de Fernando Pires e do PSD. Antes, já tinha sido candidato do PSD, em 1993 (8º. da lista do mesmo Fernando Tavares Pires). Foi o 6º. da lista de Sérgio Neves em 2013.
O pai, Ludjero Fernandes da Silva, sogro de Sandra Santos, foi candidato do CDS em 1982 (na lista de Sesnando Reis).


Liliane Framegas

Liliane divide
votos em casa

Liliane Duarte Figueiredo Framegas, candidata nº. 8 da JUNTOS, tem a particularidade de, em casa e para o mesmo órgão autárquico, dividir votos com o marido, Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, que é o nº. 4 do PSD.
Liliane Framegas tem 35 anos, é engenheira mecânica e já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente. 
Além das afinidades AQUI descritas, é também familiar de Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1976 (1º. lugar) e do PSD em 1989 (3º. da lista de Manuel Soares). É sobrinha de Armando Figueiredo dos Reis, irmão do pai e candidato do da LIOR, de Diamantino Correia, em 2005 (5º. lugar) e do PS de Carla Tavares em 2009 (11º.) e de Mário Martins em 2013 (13º.). É também, talvez entre outros, familiar de Elisiária Maria Reis dos Santos Framegas, candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Saraiva.


Sónia Tavares

Sónia Tavares
sai aos... seus!

Sónia Tavares, candidata nº. 9 da lista da JUNTOS, sai aos seus e, por isso mesmo, não degenera: licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, integra a lista do pai.
O pai é António Horácio Pires Tavares, que já foi candidato do PS em 1989 (ver acima). O tio é Agostinho Tavares (ver acima). A prima é Carla Tavares (ver acima, na nota sobre o progenitor).
Faz o debute na política, assumindo a independência paterna e junta-se aos ex-CDS´s, ex-PS´s e ex-PSD´s que dão a alma e o voto pela candidatura de Mário Martins. Estes Tavares também são danados para a política!
- NOTA: Estes dados podem conter algum erro e/ou  omissões, 
de que nos desculpamos. Quaisquer indicações  podem ser 
dadas para o email doisportres2@gmail.com.

Sem comentários: