sexta-feira, novembro 03, 2017

Governar sem governo..., até à queda final...



Falta equilíbrio no espírito
de alguns politocotecos

O destino governativo da Junta da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira eleita a 1 de Outubro de 2017 está, neste momento e não se sabe por quanto tempo, nas mãos de um presidente manifestamente inseguro e obviamente fragilizado, às mãos e dependente de um grupo de gente que se acha política (a sério...) e está cheia
Em que perigos e prejuízos
estarão os srs. eleitos a
meter a (des)União
de Freguesias?
de «nãos», por nada e por tudo.
Isto, valha o que valha, Sérgio Neves! 
Valha o que valha a oposição!
Falta equilíbrio, sensatez, tolerância. De parte a parte, não há virgens púdicas nesta embrulhada contínua.
Todos parecem viciados no desejo de popularidade e poder que não sabem conquistar por empatia, mas pelo medo e pela ameaça. Porque, para alguns, não há outra legitimidade que não seja a do «bota-abaixo».
Não interessam, para alguns, a legitimidade, as competências, os poderes e deveres de cada órgão eleito. Interessa, isso sim e apenas, se se está em alta ou em baixa nos índices de popularidade local e, portanto e por consequência, se se tem de se calar ou se, pelo contrário, se se pode atacar. 
Afinal, se votar a favor, ou votar contra.
Os interesses da comunidade, o que são perante a ambição de alguma gente? São minudências.
O que importa o prejuízo causado e a causar ao colectivo travassÓisense, se primeiro, sempre primeiro, esta(rá) a instrumentalização do voto, para alterar a correlação de forças no sistema político que o povo escolheu? Nada importa.
É espantosa e surrealista esta terra (des)unida, terra em que quer governar quem perdeu e quem ganhou (em vitória de Pirro, é certo...) está dependente dos humores e desamores dos perdedores
A(s) oposição(ões) oscila(m) entre a rudeza jacobina dos momentos em que sente(m) forte(s) e o acabrunhamento egocêntrico de quem, tendo sido poder, não consegue assumir uma derrota decidida pelos eleitores.

Um presidente frágil
e a queda da Junta

O presidente Sérgio Neves, fazendo o que pode e sabe, não sabe tudo e pouco pode e está absolutamente fragilizado, sem governo, sem meios e sem gente, sujeitando-se, não sabemos se por humildade se por soberba, aos ralhetes de quem dele não gosta e o quer ver fora da cadeira do seu precário poder.
Tinha, e tem, uma solução séria: demitir-se. 
Demitir-se e provocar a queda de um executivo que é ele mesmo (e só) e de uma Assembleia de Freguesia hostil, hábil na sua pantomina de protestos e declarações, por vezes desabridamente e sem noção do seu papel e, não menos importante, sem noção do ridículo e da vergonha. O abandono da sessão de 31 de Outubro, não por caso, se calhar, a noite das bruxas, é disso exemplo paradigmático.
Jovens socialistas
de Óis da Ribeira
O grupo de jovens socialistas de Óis da Ribeira que se desvincularam das posições da eleita Júlia Melo são os melhores aprendizes deste negro quadro de política baixa que se instalou em TravassÓis. 
Rapidamente perceberam que a propaganda que os deslumbrou na campanha eleitoral (e na sua preparação) não era mais que isso: propaganda. E que foi manipulado e instrumentalizado o seu entusiasmo e ingenuidade. Foram usados e deitados fora.
Rapidamente perceberam que, afinal, e citando o manifesto do próprio PS («Pela União  Cooperação»), a tal «equipa multidisciplinar, agregando jovens e adultos mais experientes» era uma ficção. Que essa, e novamente citamos, «enorme vontade de todos de contribuir para a mudança para o desenvolvimento, com transparência e rigor» era (é) outra coisa qualquer, não tanto o que acreditaram ser. 
Rapidamente terão percebido que muito mais que o deslumbramento pessoal de qualquer eleito, estão acima os interesses das freguesias e dos fregueses.
Honra lhe seja feita!

10 comentários:

Anónimo disse...

Os soberbos contadores de historias de aldeia em todas as suas manifestações tem-se caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Esta postura ou ação tem por base a condescendência ou uma determinada sujeição abusiva por parte de uma pessoa que neste caso é o presidente Sérgio Neves e os seus seguidores.

A inclinação para concordar frequentemente com outra pessoa com a intenção de satisfazer a mesma ou de ser agradável vai ter um dia destes consequências gravíssimas.

Anónimo disse...

O Melhor e Comprovado Método Para se Livrar dos Ratos: É Repelir, é Mais Eficaz do que Matar.

Anónimo disse...

A "falsa" nota dos jovens socialistas de Odr que "demarcam-se" da lista do PS.

Estes últimos dias, nas redes sociais avançou um comunicado que dava conta da desvinculação de um grupo de jovens de Odr da lista do PS, citando para isso uma nota do Partido Socialista. Afinal, a nota é "falsa".

O Partido Socialista desmentiu essa informação e atribuía a mesma "a uma falsa nota dos jovens de Odr".

Anónimo disse...

Cuitadinho do neves não o deixam governar!
Os mesmos que ora o defendem vão ser os primeiros acusar de malvadez.

Anónimo disse...

Mal ou bem já existe um executivo eleito! O responsável chama-se Sérgio Neves. Não queiram agora tapar o Sol com a peneira! Ele que resolva o problema em que se meteu. A oposição tem toda legetimidade de usar o seu como muito bem entende! Afinal estamos em democracia!

Anónimo disse...

VIVA A DEMOCRACIA!

ABAIXO COM DITADORES E SEUS TIRANOS!

Ruben dos Santos disse...

Foi citada uma nota? Pode-me dizer onde é que está isso? É que fiquei intrigado...

Anónimo disse...

Não me ocorre mais nada, relativamente à desvinculação dos jovens socialistas de odr a não ser a ingestão excessiva de laranjas nas jantaradas dos raTecos.

Diarreia cerebral.

Anónimo disse...

Senhor engenheiro não fique intrigado com a nota porque a mesma já foi distribuída há algum tempo nos locais habituais...

Anónimo disse...

Não apontem o dedo aos elementos da lista do PS porque o povo não acreditou neles! O lema das pessoas eleitas maioritariamente e guerra e mais guerra!Já o tinham provado durante quatro anos! O povo decidiu está decidido! Agora aguentem!