sábado, novembro 18, 2017

Os Resendes na vida política de Óis da Ribeira

Armando Resende e, em baixo, 
a que foi sua casa (já demolida)


A «família» política ribeirense raramente teve representantes nos executivos da Câmara Municipal de Águeda. Não teve nenhum no período pós-25 de Abril.
Há 83 anos, em 1934, porém, teve um: Armando Resende.
«Acaba de ser nomeado vogal substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda o nosso conterrâneo sr. Armando dos Santos Ala de Resende. Desejamos que saiba cumprir o dever do seu cargo e pugnar pelo engrandecimento da sua terra, para no futuro lhe darmos os parabéns», recorda o site «Óis da Ribeira - Noticias, Curiosidades e Histórias», de Luís Neves.
Armando Resende foi, depois, presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, em 1941, 1955 (suspendendo o mandato em 1957, por se ausentar para Angola), 1960, 1962 (a 4 de Abril, substituindo Manuel Tavares), 1964 e
Alexandre Pires
1968. Era o proprietário do terreno onde se cons-
truiu o Centro Social da Arcor e da casa da Rua Benjamim Soares de Freitas entretanto demolida (frente à do irmão José, agora do sobrinho-neto João Paulo Resende Gomes). Os actuais bancos da igreja paroquial foram oferecidos por ele.
Curiosidade da vida política actual tem a ver com Alexandre Resende dos Reis Pires, que este ano foi segundo da lista do PS em Travassô e Óis da Ribeira (à Assembleia de Freguesia) e também foi integrante da lista socialista da Assembleia Muni-
cipal de Águeda, que é sobrinho-bisneto, pelo la-
do materno, de Armando dos Santos Ala de Resende - que foi ir-
mão do bisavô Manuel (Neca), tio da avó Maria da Ascensão Re-
sende (Mariazinha) e tio-avô de sua mãe, Maria da Luz (Milú).
A história não se repete, mas tem destas coincidências.

Sem comentários: