segunda-feira, março 26, 2018

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Óis da Ribeira

Óis da Ribeira.Vista aérea da freguesia sede da União de Freguesias de TravassÓis
A ARU de Óis da Ribeira marcada a tracejado
azul. Clicar na imagem para a ampliar

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Óis da Ribeira tem cerca de 30 hectares, integrando as áreas consolidadas do aglomerado e as suas zonas mais críticas quanto ao estado de conservação do edificado e qualificação do respec-
tivo espaço público.
O mapa (na imagem em baixo, clicar nela para a ampliar) indica tais zonas, assinalando-as com o picotado azul - delas apenas «escapando» a Rua António Berna, bem pouco mais. As ruas mais «reabilitáveis» são as Manuel Maria Tavares (a do Cabo) e Benjamim Soares de Freitas (da Igreja), que correspondem ao principal aglomerado mais antigo - com a Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro).
Óis da Ribeira, segundo o recenseamento de 2011,o último, cor-
responde a um aglomerado de 287 edifícios e 716 habitantes.
A ARU ribeirense foi aprovada pela Câmara Municipal de Águeda, a 6 de Abril de 2016, há já quase 2 anos, mas passou desperce-

bida da opinião pública. Foi ratificada na Assembleia Municipal do mesmo mês e ano, mas nem sequer um dos dois então eleitos da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira tal isso fez constar. Têm nome: Carla Tavares e Mário Martins. Eventualmente, porque nela não estiveram, não sabemos.
O aviso público foi publicado no Diário da República nº. 137/2016, de 20 de Julho de 2016. A ARU de OdR tem um âmbito temporal de 3 anos, cessando, pois, em 2019. Muito provavelmente sem a esmagadora maioria dos ribeirenses dela terem conhecimento.
O d´Óis Por Três, de sua parte, cumpriu a sua (não) obrigação de serviço público. Com atraso, é verdade, mas informando o que competia às autoridades públicas locais eleitas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eram três eleitos, Mário Martins, Carla Tavares e Sérgio Neves que estiveram todos presentes na referida assembleia. Nenhum deles se dignou a informar seja quem for. Aliás é o que tem feito e continuam a fazer, todos nós sabemos disso. Só que este último está a ir ao pote com muita ganância.

Anónimo disse...

Não era nada três eleitos, eram só dois: o Mário e a Carla.
O Mário era conhecido por lá bater umas valentes sonecas.
A Carla, por estar sempre no facebook.
Deve ter sido por isso que no deram pelo assunto e devem ter votado de cor.
O Sérgio não estava na Assembleia Municipal, não era eleito, era da Assembleia de Freguesia que presidia e a fazer aquelas figurinhas.