segunda-feira, março 05, 2018

Armando Ala de Resende e Óis da Ribeira no Século XX!



O ribeirense Armando Resende foi várias vezes presidente da Junta de Freguesia. Nasceu a 3 de Mar-
ço de 1911, há 107 anos, e por isso hoje recordamos. Foi uma das figuras públicas de Óis da Ribeira no Século XX.
Armando dos Santos Ala de Re-
sende (foto ao lado) era filho de Manuel Maria Ala de Resende, comerciante (que era de Águeda) e de Maria Bernardina Tavares dos Santos, governanta de casa e irmã do padre (e mais tarde Monse-
nhor) José Bernardino dos Santos Silva. Neto paterno de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, ambos de Águeda. Neto materno de Manuel Tavares Duarte, de Fermentelos, e de Maria José Santos Silva (Soares). Tio de Maria Laura e Paulo (filhos do irmão José), José Bernardino (já falecido), Maria da Ascensão (Mariazinha), Manuel Maria, Armando, António, Rui e Maria Laura dos Santos Ferreira Resende (filhos do irmão Manuel, o Neca Resende).
Tomou posse como presidente da Junta de Freguesia, pela pri-
meira vez, a 28 de Dezembro de 1941, tinha 30 anos - cumprindo o mandato que cessou em 1943. Retomou a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 2 de Janeiro de 1955, sucedendo a Benjamim Soares de Freitas. E na presidência esteve até 17 de Novembro de 1957, data em que se ausentou para Angola. Voltou a ser PJFOR de 1963 a 1964 e de 1964 a 1971.
Armando Resende era o presidente na altura da construção da sede da Junta (onde agora está a Tuna) e em Outubro de 1934 foi nomeado vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda.

Sem comentários: