segunda-feira, março 12, 2018

Manuel Maria Tavares da Silva, benemérito de Óis da Ribeira!

Manuel Maria Tavares da Silva

O benemérito ribeirense Manuel Ma-ria Tavares da Silva consorciou-se com Laura Ferreira Sucena a 12 de Fevereiro de 1902. Há rigorosamente 116 anos.
Notabilizou-se em Óis da Ribeira principalmente pelo apoio dado às obras de restauração da capela de Santo António (nos anos 40) e da igreja paroquial (anos 50 para 60) no século passado. E pela generosa e despretensiosa caridade praticada no dia-a-dia para com famílias mais carenciadas da freguesia. 
Era carpinteiro à data do casamento, tinha 21 anos, nascido a 9 de De-
zembro de 1880, e era filho de João Tavares da Silva, artista, e de Maria Angélica dos Santos, governanta de casa. Neto paterno de José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares de Freitas e materno de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia.
Esteve emigrado no Brasil (nos anos 20) e mais tarde em Angola, então província ultramarina de Portugal, em África, e onde foi mestre de obras da Câmara Municipal de Luanda, para lá chamando toda a sua família directa.
Casou, na Igreja de Óis da Ribeira, com Laura Ferreira Sucena, que era agricultora de Óis da Ribeira, tinha 24 anos e era filha de Manuel Sucena Estima e Maria Luísa Ferreira. 
O casal foi pai de Ana, Maria Augusta e Joaquim Tavares da Silva, todos já falecidos. Era avô de Paulo e Maria Laura Resende (filhos de Ana e José Resende), Oriana e irmãs (de Joaquim) e Álvaro e irmãs (de Maria Augusta).
Foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando renunciou, por doença. Faleceu a 5 de Abril de 1964 e o seu nome, em homenagem, foi atribuído à Rua do Cabo, A que vai do Largo do Centro Social (o do Cruzeiro) e o cruzeiro do Cabo, à entrada da Rua da Pateira.
Foi um dos homens maiores de Óis da Ribeira no século XX.

1 comentário:

Maria Tavares disse...

Gostei! Fiquei a saber nomes dos meus antepassados que desconhecia! Só tenho que agradecer ao d'ois por três por estas curiosidades!