terça-feira, março 20, 2018

Carvalho da Silva, ribeirense e primeiro director do Hospital de Águeda

O médico Joaquim Carvalho da Silva


O médico Joaquim Carvalho da Silva foi o primeiro director clínico do Hospital-Asylo Conde de Sucena, o actual Hospital Distrital de Águeda, nasceu há 157 anos: a 19 de Março de 1861.
Filho do ribeirense Jacinto Tava-
res da Silva e de Antónia Fran-
cisca Lopes (falecida em 1894), que era de Alquerubim, onde ele acidentalmente nasceu.
Licenciou-se na Escola Médica do Porto - cidade aonde seu pai se chegou a deslocar a pé, por volta da décadas de 60/70 do século XIX, para a abastecer sua loja de Óis da Ribeira. Foi director-clínico do Hospital desde a sua inaugura-ração, em 1922, até 1930, 
O jazigo da família de Joa-

quim Carvalho da Silva, no
cemitério de Óis da Ribeira
aos seus 69 anos, sendo substituído pelo dr. António Breda mas lá continuando a exercer funções médicas.
Casou na Borralha, com Eugénia Augusta da Câmara Mota, da Casa do Redolho, e o casal teve dois filhos: Eduardo Câmara Carvalho e Silva (nascido em 1892) e Joaquim Câmara Carvalho e Silva (em 1893), arquitecto. É deste, falecido a 8 de Agosto de 1962, o testamento que tornou à Misericórdia de Águeda «herdeira da todos os seus bens mobiliários e imobiliários, entre eles uma valiosa propriedade denominada Quinta do Redolho, com a obrigação de conservação dos seus jazigos, existentes nos cemitérios de Águeda e Óis da Ribeira», como se lê no «Livro de Encargos dos Legados Pios da Santa Casa da Misericórdia de Águeda».
Joaquim Carvalho da Silva teve uma filha fora (e antes) do casamento, com descendência actual em Óis da Ribeira. Trata-se de Mariana de Jesus, filha de Rosa Florinda e nascida a 26 de Setembro de 1880 (tinha ele 19 anos). 
Mariana casou com José Pinheiro de Almeida, a 7 de Setembro de 1901, tendo o casal 5 filhos, já todos falecidos: Porfírio (nascido a 4 e falecido a 5 de Janeiro de 1904), Severino (nascido em 1904 e falecido em 1907), Eugénio e Elísio (ambos falecidos em Viana do Castelo) e Alexandre Pinheiro de Almeida (em Óis da Ribeira).
Mariana faleceu a 31 de Maio de 1971(2?), em Viana do Castelo e os três filhos sobrevivos «deram-lhe» vários netos. Os seguintes, salvo erro e/ou omissão:
- Eugénio: Ana Maria, Eugénio e Maria Eugénia, moradores em Viana do Castelo.
- Elísio: Maria de Lurdes (ausente na Alemanha), Maria Rosa e Maria de Fátima, ambas moradores em Viana do Castelo.
- Alexandre: Eugénio, já falecido (em Viana do Castelo) e José (morador em Viana do Castelo) e Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador em Óis da Ribeira.

Sem comentários: