quinta-feira, março 08, 2018

Benemérito Benjamim Soares de Freitas faleceu há 57 anos!

A casa que foi de Benjamim Soares de Freitas, de azulejo castanho e preto, agora de 
Fausto Reis e Mariazinha Resende. A da esquerda, degradada e agora de Júlio Reis,  

foi construída no quintal da residência do benemérito, já depois do seu falecimento
O benemérito ribeirense Benjamim Soares de Freitas faleceu há exactamente 57 anos: a 8 de Março de 1961, na sua casa da rua com o seu nome. Tinha 78 anos. 
Benemérito da freguesia por ter oferecido o relógio da torre sineira de Óis da Ribeira e o telefone público.
telefone foi inaugurado a 13 de Março de 1955, depois de uma lu-
ta de vários anos e que envolveu a Câmara Municipal de Águeda, inter-
cedendo junto do Correio Mor.
O relógio da torre sineira, também integralmente suportado pelo benemérito, foi oficialmente inaugurado nesse dia, mas já funcionava desde Agosto de 1954.
O d´Óis Por Três desconhece mais pormenores e, em particular, a data em que a Junta e Freguesia de Óis da Ribeira deliberou e propôs a atribuição do seu nome à rua que vai do Largo do Centro Social à escola primária - vulgarmente conhecida por Rua da Igreja e rua onde morou.
Foi (é) um dos ribeirenses maiores do Século XX.

Breve biografia

Benjamim Soares de Freitas nasceu a 9 de Dezembro de 1883, um domingo, filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e de Maria José dos Santos, governanta de casa. 
Era neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares e materno de Berardo dos Santos Oliveira e Rosa Emília Soares.
Casou com Maria do Carmo Ferreira, a 16 de Novembro de 1915. O casal não teve filhos. Faleceu ele a 3 de Março de 1961, ela a 7 de Março de 1952.
Teve pelo menos dois irmãos: Berardo (pai de Maria José, avô de RosaIracene; e Joaquim «Cuchas», avô de Maria da Luz e Felizbela (falecidas) e Manuel Horácio) e Isaac, que emigrou para o Brasil e se radicou em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, onde tambem Benjamim esteve algum tempo emigrado.

Sem comentários: