quarta-feira, março 07, 2018

A poluição do Rio Cértima e da pateira...

A poluição no rio Cértima «desagua» na pateira
O cantor José Cid denunciou a poluição
no Rio Cértima, em declarações à SIC

O Ministério do Ambiente respondeu a perguntas do Bloco de Esquerda sobre o que «tenciona fazer no rio Cértima e na Pateira de Fermentelos, de forma a preservar este importante ecossistema».
A questão foi levantada 
Moisés Ferreira (BE)
pelos deputados Moisés Ferreira (foto) e Jorge Costa, a 6 de Outubro de 2017, e as respostas surgiram a 16 de Janeiro de 2018, através da Agência Portuguesa do Ambiente e esta, por sua vez, através da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC, a antiga Hidráulica).
A APAI/ARH Centro comunicou, de acordo com o email do Bloco de Esquerda enviado ao d´Óis Por Três, que «tem conhecimento e emitiu parecer favorável a várias intervenções que a Polis Litoral Ria de Aveiro prevê executar na Pateira de Fermentelos, nomeadamente acções de desassoreamento, requalificação marginal e reabilitação de equipamentos, entre outras».
Acrescentou que «a Câmara Municipal de Águeda adquiriu uma ceifeira aquática para limpeza e remoção de espécies invasoras, nomeadamente jacinto de água e erva pinheirinha, e tem vindo a proceder a campanhas de remoção destas espécies anualmente com o acompanhamento da APAIARH Centro».
Ainda de acordo com a APA, a Câmara Municipal de Anadia, «com o acompanhamento da ARH Centro, na medida das suas capacidades de intervenção, tem vindo a efectuar acções de requalificação dos leitos e margens do rio Cértima, limpeza e selecção da vegetação ribeirinha, reparação de margens e desobstrução dos leitos». Por outro lado e «no que diz respeito às rejeições de águas residuais para o rio Cértima, a Câmara Municipal da Mealhada apresentou um projecto de remodelação do sistema de tratamento cujo início das obras se prevê para breve e a Câmara Municipal de Anadia prevê a desactivação da ETAR de Arcos e encaminhame/ilto das águas residuais para tratamento na nova ETAR de Sangalhos». 
O Bloco de Esquerda, na nota agora enviada ao d´Óis Por Três, lembra que «esta problemática abrange 5 concelhos aveirenses e, por isso, pedimos a melhor atenção a este assunto, pois a vigilância e o escrutínio são responsabilidades importantes».
O d´Óis Por Três aqui deixa registada a sua colaboração. 
- NOTA 1: As perguntas do Bloco de Esquerda - AQUI
- NOTA 2: A resposta do Ministério do Ambiente, através
da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. I Administração de 
Região Hidrográfica do Centro (APAIARH Centro) - AQUI
- NOTA 3: A denúncia do cantor José Cid - AQUI

Sem comentários: