sexta-feira, julho 27, 2018

António José morreu há 27 anos, envenenado pelo irmão!

António José Almeida Gomes
foi envenenado pelo irmão e
faleceu há 27 anos

A comunidade ribeirense foi surpreendida, a 27 de Julho de 1991, pela morte de António José de Almeida Gomes, de 27 anos, vítima de um criminoso acto do próprio irmão. Por envenenamento.
A tragédia foi uma das mais marcantes da história ribeirense da segunda metade do Século XX. Outras houve, mas desta podemos lembrar (falando de memória), que os dois irmãos tinham uma relação delicada, fruto da atenção que o mais velho dava a alguns desvios sociais do mais novo - que regularmente o ameaçaria de morte.
Terão sido confidências de António José aos colegas de trabalho, na fábrica Confersil, sobre essas alegadas ameaças, que levaram à intervenção da GNR de Águeda, inicialmente, e, depois, da Polícia Judiciária, a ouvi-los.
A morte de António José, embora sendo inesperada, não levantou quaisquer suspeitas, nos primeiros momentos, até porque, pouco tempo antes, outro familiar tinha falecido subitamente. Mas as conversas dos seus companheiros de trabalho chegaram aos ouvidos e levaram a PJ a ouvir e deter o irmão, João Carvalho (ao tempo com 17 anos) - o que aconteceu na tarde de 1 de Agosto. 
O funeral foi até adiado, só se realizou a 2 de Agosto (depois da autópsia), e o João acabou por ser condenado a 16 anos de cadeia (julgamos que 16, citamos a sentença de memória), que parcialmente cumpriu numa penitenciária da área de Lisboa.
O Tribunal Judicial de Anadia concluiu que introduziu remédio do escaravelho na comida cozinhada pela mãe e que o António José levava para a fábrica (a Confersil) numa lancheira. Não a chegou a comer na totalidade, na hora do almoço, sentiu-se mal e foi levado para o Hospital de Águeda, onde acabou por falecer.
O João foi detido pela PJ a poucas horas do funeral do irmão, em casa da mãe (que partilhava com o irmão), na Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro) e quando estava a dormir.

Sem comentários: