sexta-feira, julho 06, 2018

Óis da Ribeira, há 69 anos, deu 100 contos para a ponte! Galinhas com dentes!

A ponte de Óis da Ribeira (à esquerda) em vista aérea

A Junta de Fre-
guesia de Óis da Ribeira entregou 100 000$00 na Câmara Munici-
pal de Águeda, a 7 de Julho de 1949, há 69 anos e corresponden-
A ponte do lado jusante
tes às ofertas da população para a construção da ponte, que era considerada «um antigo sonho dou-
rado, possivelmente mais que secular».

Estado «exigiu»
150 contos

A Junta Autónoma de Estradas (JAE), cum-
prindo o despacho do Ministro das Obras Públicas, de 18 de Maio desse mesmo ano, fixou em 150 000$00 o montante da comparticipação da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no custo de construção da ponte.
Aos 100 000$00 angariados na freguesia, juntou-se a dádiva da Câmara Municipal de Águeda para perfazer os 150 contos exigidos pelo Governo de António Salazar.
O ofício da JAE foi comunicado à Comissão da Ponte, que era presidida por monsenhor José Bernardino Santos Silva, e tudo se conjugou para que, há precisamente 69 anos, a corajosa comunidade de Óis da Ribeira cumprisse a exigência do Ministério das Obras Públicas e, na prática, desse seguimento ao sonho secular das suas gentes. Para tal, quotizou-se em larga escala, sendo certo que algumas famílias contraíram empréstimos para darem a sua colaboração pecuniária.
Monsenhor José
Bernardino, presi-
dente da Comissão
da Ponte

As galinhas
com dentes!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas, que se viria a notabilizar como benemérito local, oferecendo o relógio da torre sineira da Igreja Paroquial e o telefone público. 
O executivo dessa altura incluía o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes). Todos já falecidos.
O ministro das Obras Públicas era Francisco do Casal Ribeiro, a quem a Junta de Freguesia de
Gil Reis, o artesão
das galinhas com 
dentes
Óis da Ribeira enviou um telegrama de agradecimento, dando conta da satisfação do povo. Tinha visitado Óis da Ribeira nesse mesmo ano (em data desconhecida), para in locco apreciar a necessidade emergente da construção da ponte - para servir uma comunidade desde sempre separada de outras pelo rio, que durante muitos anos atravessava na barca de Zebedeu Costa.
Aqui fica uma breve memória da ponte e do milagre ribeirense, que vizinhos invejosos e malquerentes quiseram apoucar, de forma acintosa, fazendo parodiar a ideia de que Óis da Ribeira só teria ponte quando as galinhas tivessem dentes.
O artesão Gil Martins dos Reis deu resposta prática a essa curta gente de moral questionável, a esse chiste mal agourado e agourento, e, para o dia da inauguração - a 25 de Maio de 1952 -, construiu duas galinhas de madeira que foram colocadas na margem direita da ponte, «desdenhando« de tais figurantes. 

Sem comentários: