quarta-feira, julho 11, 2018

Presidente da Junta ofereceu telefone e relógio públicos!

O relógio oferecido pelo benemérito Benjamim
Soares de Freitas foi instalado na torre da
Igreja. Não é o da imagem, só a abóboda

O presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira anunciou, a 11 de Julho de 1954, a sua intenção de, pessoalmen-te, oferecer o relógio da torre e o telefone público. Há 64 anos!
OdR não tinha estes dois bens de grande interesse e Benjamim Soares de  Frei-
tas, o benemérito de quem falamos, fez saber esse objectivo na sessão da Junta de Freguesia da-
quele dia, comunicando-o aos outros dois elemen-   
Benjamim Soares
de Freitas
tos: o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
O relógio foi adquirido a expensas suas e, nessa data de há 64 anos, já se encontrava instalado e a «dar horas» na torre sineira da Igreja Paroquial.
O telefone foi requerido por essa altura e iria funcionar no estabelecimento de Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, onde ainda hoje está o posto público - agora de Aníbal Saraiva.
O benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) ofereceu-o à freguesia, pagando-o do seu bolso, mas os CTT demoraram a instalá-lo, razão que levou a Câmara Municipal de Águeda, em finais de Janeiro de 1955, a  escrever  ao Governador Civil e este ao Cor-
reio-Mor, dando nota do desencanto da população. E do benemérito Benjamim Soares de Freitas. 
O relógio foi rapidamente instalado e oficialmente inaugurado a 13 de Março de 1955, simultaneamente com o relógio público da torre da igreja, que já funcionava desde Agosto de 1954.
A inauguração teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães), presidentes da Câmara Municipal de Águeda (Fausto Oliveira) e da Concelhia da União Nacional (Ma-
nuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras). 
O benemérito Benjamim Soares de Freitas fora presidente da Junta de Freguesia entre 1943 e 1954. É dele o nome da rua que vai do largo do Centro Social até à escola primária, atribuído em homenagem à sua benemerência. 

Sem comentários: