sexta-feira, julho 13, 2018

As fontes de Óis da Ribeira: a do Cruzeiro!

A fonte do Cruzeiro, agora na praceta da Rua Jacinto Bernardo Henriques
A torneira nada tem a ver com a traça
arquitectónica da fonte do Cruzeiro

O blogue «As Fontes da Minha Vida», de Judite Lopes, fala de fontes da região de Aveiro e, há bem pouco tem-
po, comentou sobre a do Cru-zeiro, de Óis da Ribeira.
Fonte do Cru-
zeiro, assim chamada, por-
que foi inicialmente construída no Largo do Cruzeiro, que já se chamou Largo Jacinto Bernardo Henriques (apoiante da cons-
trução da fonte) e agora é do Largo do Centro Social.
Criticamente e assim, como se pode ler no post do blog «As Fontes da Minha Vida»:
«A fonte fica à entrada da bonita aldeia de Óis da Ribeira, junto à Pateira, um local que todos deveriam visitar, pelo menos, uma vez na vida... 
Apesar de se notarem alguns arranjos na zona, ainda há muito para fazer, nesta freguesia (União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira), no que diz respeito às fontes. Pelos azulejos que compõem o conjunto, percebe-se que houve um restauro, em 1985. Talvez seja também dessa data a torneira de mau gosto colocada na bica da fonte...».
A paragem de autocarros retira
beleza ao espaço da fonte. E tapa-a!

Paragem do  autocarro desembeleza a fonte !

O blogue de Judite Lopes, atento e perspicaz, não se fica por estes comentá-
rios e, como o d´Óis Por Três já por mais de uma vez destacou, acrescenta que «além disso, à frente da fonte, encontra-se uma velha paragem do auto-
A erva da fonte cresce, cresce, cresce...
carro que pouca beleza traz ao espaço: está degradada e tapa o que está por trás...».
Acrescentamos nós, repe-
tindo-nos de outras pos-tagens, que foi mal locali-zada e está, aliás, com o «vidro» lateral direito está estilhaçado há muitos, mesmo muitos meses. Já nem falando a erva do maltratado ajardinado do sítio, que cresce, cresce, cresce... Cresce, cresce, cresce e... ninguém a corta.
O d´Óis Por Três, entretanto e a pedido do «As Fontes a Minha Vida», aditou-lhe os seguintes dados, de resto já editados por Judite Lopes, sobre a Fonte do Cruzeiro:
«Data dos anos 40, do século XX e estava, originalmente, no Largo Jacinto Bernardo Henriques, actual Largo do Centro Social, a escassos 50 metros - onde mais mais tarde esteve um bebedou-
ro de gado. Foi mudada para o actual local provavelmente no ano de 1955, com o tal bebedouro. É desse ano, pelo menos, a deliberação da Junta da Junta de Freguesia. 
A torneira era outra, mas, em data desconhecida, avariou e não foi possível recuperá-la. Teve de se adaptar uma - a que lá está. 
A fonte não é utilizada por ninguém e há muito que não é usada como bebedouro. Antes mesmo da deixar de abastecer água. A freguesia desde os anos 80 que tem distribuição de água ao domicílio».
O blogue de Judite Lopes, AQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

Após as fontes, ervas, jardins e água temos a bicharada à solta, mais concretamente os raTecos de OdR que se desvincularam de uma lista, mas recusam-se a demitir-se e assim inpedem a demissão de uma lista e consequentemente a convocação de novas eleições.