quinta-feira, julho 26, 2018

Projecto «Liga-te a Pateira», por onde é que andas?

João Paulo Rebelo (Secretário de Estado da Juventude e Desporto), Inês Castro, Rui Unas (apresentador da cerimónia), Tiago Brandão Rodrigues (Ministro da Educação), Alexan-
dre Resende Pires (com o diploma de vencedor), Jorge Almeida (presidente da Câmara Municipal de Águeda) e Hélder Arede. A 8 de Janeiro de 2018, já lá vai meio ano!
O presidente da Câmara na foto de vaidades dos prémios
OPJ nacional de Águeda que não se sabe onde páram

O projecto «Li-
ga-te à Pateira» foi o mais vota-
do do primeiro Orçamento Parti-
cipativo Jovem 2017 (OPJ 2017) Nacional e, com pompa e cir-
cunstância, o ministro da Edu-
cação, Tiago Brandão Rodri-
gues, presidiu, a 8 de Janeiro de 2018 e em Lis-
boa, à cerimónia oficial das naturalmente envaidecidas propostas vencedoras. Mais de meio ano depois, todavia, não mais se ouviu falar de tal «Liga-te à Pateira».
O projecto foi apresentado por Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede e pelo ribeirense Alexandre Resende Reis Pires e, como o mais votado, a nível nacional, teve pomposo anúncio ministerial de uma comparticipação 75 000 euros.
Águeda, já agora e recordemos, teve 3 projectos finalistas (dos 7 de todo o país) e comparticipados: o «Liga-te à Pateira», o «Arri-beirar» (de sustentabilidade ambiental) e o «Grande Livro do Parque», ambos em Vale Domingos. 
Ao tempo, o acontecimento encheu páginas de jornais regionais e nacionais, rádios e tv´s, e o presidente da Câmara Municipal de Águeda, o enfermeiro Jorge Almeida, lá foi a Lisboa, a correr e to-
do ufano, para fotografia oficial e as congratulações da praxe. 
Alexandre Pires, nesse já distante dia 8 de Janeiro de há mais de meio ano e emplumado de natural vaidade, considerou «muito desafiante» a elaboração e apresentação da candidatura do pro-
jecto «Liga-te à Pateira».
O trio do projecto «Liga-te à Pateira»: Ale-
xandre Pires, Inês Castro e Helder Arede

Onde param os
75 000 euros?

Alexandre Pires é gerontólogo e ribeirense, antigo atleta e treinador de canoagem da Arcor, e, no final da cerimónia presidida pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues, declarou-se «amigo de sempre da pateira» e que a ideia de apresentar o projecto «vinha já há longo tempo».
«Inicialmente, foi feito um bocadinho à pressa, já muito em cima do prazo de candidatura, mas as ideias já vinham de há longo tempo, já somos amantes da pateira há muito tempo», disse Alexandre Resende dos Reis Pires, que quis agradecer ao Orçamento Participativo Jovem esta oportunidade de «implementar esta ideia de melhoramento desta zona da natureza que é comum a todas as pessoas deste planeta».

As questões, actualmente, cerca de 200 dias depois de tal jornada de vaidades, são estas: 
1 - Por onde andam os 75 000 euros?
2 - Quando se começa a concretizar o projecto?
4 - Como está (?) a ligação do projecto à pateira?
3 - Onde estão as culpas, eventuais, deste cartório de vaidades e putativos «faz-de-conta» com que a politiqueirada local e nacional vai enganando o zé povinho?
4 - Como ficam os três proponentes nesta fotografia? A Inês e o Hélder (que nem são d´Óis) e o conterrâneo Alexandre Pires?
5 - O que, sobre esta falha, dirá a Câmara Municipal de Águeda e o seu presenteiro presidente?
- «Projecto Liga-te à Pateira» foi o mais votado do OPJ nacional, ver AQUI
Projecto «Liga-te à Pateira» aprovado pelo Orçamento Participativo Jovem, ver AQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

O garrote e o entrave na aplicação deste projecto é outros está no dr neves, porque não são da sua autoria.