domingo, agosto 12, 2018

A pateira de Óis da Ribeira na RTP, há 58 anos!

A apanha do moliço na pateira, em imagem da RTP de 14 de Agosto de 1960. Há 58 anos!
César Moreira Baptista, Secretário Nacional da Informação, 
na pateira, a 14/08/1961. Ao fundo, margem de Óis da Ribeira

A apanha de mo-
liço na pateira foi motivo de uma reportagem da RTP, a 14 de Agosto de 1960. Há 58 anos!
Óis da Rbeira na TV,  quem diria?
Ainda era a era do preto e bran-
co e a cor demo-
raria a chegar às televisões. Só em 1980.
No caso de 1960,
Manuel Tavares
era o presidente
a reportagem teve a ver com a abertura das festas de Fermentelos, dinamizadas pelo Comissário Belarmino de Oliveira e que foi assinalada com a apanha do moliço na pateira, com a presença de César Moreira Batista, o então Secretário Nacional da Informação.
O programa incluiu, para além da apanha do mo-
liço pelos moliceiros, concursos de pescadores em pequena embarcações,  imagens nocturnas de fogo de artifício, pescadores, pessoas  a chegar de barco, passeios nas embarcações na lagoa e a chegada de César Moreira Baptista, aplaudido pela população e recebido por autoridades locais, dando depois um pequeno passeio pela lagoa.
A memória ribeirense relaciona esta data com um «ataque» noc-
turno à inscrição «Óis da Ribeira» que o então presidente da Junta de Freguesia - Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi mais tarde dado à Rua do Cabo - fez pintar em letras gigantescas no muro da sua propriedade imediatamente a sul do restaurante (que ao tempo não existia), viradinho para a pateira.
A iniciativa, feita a título pessoal (e não como autarca), pretendia dar visibilidade ao nome de Óis da Ribeira, que iria ser filmado pela RTP. Daí, a razão de serem letras garrafais.
Pois, pela calada da noite, amigos da onça (que não de Óis da Ribeira e, ao tempo, apontava-se para o outro lado da pateira), rasgaram as letras a picareta, inutilizando-as e obrigando a que urgentemente fossem repostas e guardadas pela calada das noites que se seguiram, até ao alvorado dia 14 de Agosto, quando veio o Secretário de Estado da Informação.

Eram tempos de fartos brios ribeirenses!
- Filme da RTP, AQUI

Sem comentários: