sexta-feira, agosto 24, 2018

Fados de Coimbra nas Festas da Pateira de 1964


Jorge Rino

O dia 23 de Agosto de 1964, há 54 anos, foi domingo de festa da Pa-
teira ou, co-
mo então se dizia, os Tradicionais Festejos da Lagoa em Óis da Ri-
beira. Com Fados de Co-
imbra, pelo Grupo Coral de Estudantes Universi-
tários de Coimbra, de que fazia parte António Ber-
nardino, o Berna - que ainda há dias aqui re-
cordámos.

Pateira sem
energia eléctrica

O d´Óis Por Três, na pas-
sagem dos 54 anos deste curioso acontecimento, achou estranho que a chamada segunda parte dos festejos fosse no Largo Central (que hoje conhecemos por Largo do Centro Social) e, de pergunta em pergunta, ficámos a saber que, na verdade, o programa da noite ali decorreu. Por uma simples razão: não havia corrente eléctrica na pateira. Eram outros, os tempos!
O professor Jorge Rino fazia parte deste grupo (era o viola) e, no magnífico texto que assina no blogue Guitarras de Coimbra, que citamos, lembra que o evento contava ainda com "três orquestras bairradinas": Os Perús, do Troviscal, Os Faraós, da Mamarrosa (que actuaram na pateira, a partir das 15 horas), e o Estrela Azul, de Oliveira do Bairro.
«Foi juntamente com essa orquestra Estrela Azul que, pelas 21,30 horas, nós subimos aos corêtos, segundo informava o cartaz», escreve o professor Jorge Rino, que é de Recardães, explicando que «os corêtos consistiam numa camioneta de carga com os tai-
pais baixados, um mastro em cada canto da caixa de carga, onde estavam amarrados uns fios eléctricos com 3 ou 4 lâmpadas, e outros tantos cordões com flores de papel».
«E até tinha amplificação sonora, debitada por um altifalante de corneta», sublinhou o professor Jorge Rico no seu excelente texto, concluindo: «
Só te digo que foi um êxito».
- Ver AQUI, com o
texto de Jorge Rino

Sem comentários: